Conceito » Raça

Conceito de Raça




RaçaRaça pode-se dizer como conceito que são divisões objetivas e naturais da humanidade. Esse é um conceito mínimo do que podemos denominar o termo raça e é,ao mesmo ,tempo um conceito de objetividade.

Existe uma relação forte entre raças biológicas e outro fenômenos humanos como formas de atividades e relações interpessoais e de cultura, e também com relação ao sucesso material das múltiplas culturas ou raças.

Podemos dizer, por tanto, que raça se define como uma categoria científica valida em si mesma na qual se pode explicar e prever comportamentos expressados de forma individual e em grupo. As raças são distinguidas pela cor da pele, tipo de face, perfil e tamanho da caixa craniana, textura e cor dos cabelos. As raças também se distinguem pelas distintas formas de comportamento e cultura.

Existe sobre a origem do termo “raça”, diversas e variadas opiniões. Uma das mais conhecidas é a que vem do latim Radius=Raio com relação à linha de hereditariedade. Outra versão sobre a origem de raça vem do Radix=Raiz no sentido etimológico da palavra; outra versão faz menção a Ratio (valor relativo que é usado na qualificação de animais); e ainda temos outra versão mais sobre a origem da palavra raça que é Ra’s, proveniente do árabe que significa cabeça ou origem.

A verdadeira origem do termo raça, como podemos comprovar, é variável e tem várias definições. O que é certo é que no planeta, com poucos movimentos de observação atenta, podemos distinguir varias raças sem ser necessariamente um estudioso do assunto. Podemos ver e apreciar distintas raças até mesmo perto de onde vivemos e comprovar os diferentes rasgos apreciáveis em pessoas que conhecemos e que vemos no dia a dia. As raças entre si têm coisas em comum apesar das diferenças características de cada etnia.

Na zoologia se considera raça como sinônimo das subespécies que caracterizam a comprovação da existência de linhas distintas dentro das espécies, ou seja, os zoólogos consideram raças a diferença genética entre indivíduos da mesma espécie. As variedades dentro de uma mesma raça são as que dão aos zoólogos essa definição baseada em diferença entre seres da mesma espécie.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)