Conceito de Químico

QuimicoA palavra químico apresenta dois usos fundamentais... Por um lado, é aquele alimento que em sua composição apresenta maiores complementos ou composições artificiais. Geralmente, o abuso deste tipo de alimento costuma ser bastante prejudicial para a saúde, pois o que ingressa em nosso corpo não são proteínas ou fibras, e sim componentes químicos que não lhe provocam nenhum benefício nem a curto nem em longo prazo em nosso corpo, mas que são ressentidos.

E por outro lado, o termo químico na linguagem comum e formal é utilizado para referir-se àquela pessoa, cientista preferentemente, que estudou tudo relacionado com a ciência da química. Vale ressaltar que a química é a ciência que se concentra em estudar a composição, estrutura e propriedades da matéria, assim como as mudanças que irão ocorrer durante as reações químicas e da relação estabelecida com a energia.

Entre os principais estudos e ocupações do cientista podemos citar os seguintes: como está composta a matéria e suas propriedades, tais como a acidez, a densidade, o tamanho e a forma; as propriedades novamente, mas em termos de quantidades, concentrando-se no nível de moléculas e componentes; os átomos, medida das proporções de átomos, suas velocidades de reação e outras propriedades químicas a observar.

Assim mesmo, os conhecimentos que um químico adquire sobre sua matéria de estudo, a química, pode ser utilizada também para aprender a composição e propriedades de substâncias desconhecidas, para reproduzir e sintetizar produtos de tipo natural em grandes quantidades e criar novas substâncias artificiais através de produtos rentáveis.

Os químicos podem especializar-se em várias sub disciplinas de química ou também atuar em outros assuntos nos quais irão disponibilizar seus conhecimentos a serviço da indústria em questão. Por exemplo, os metalúrgicos e cientistas de materiais devem estar totalmente preparados quando se trata de termos químicos para executar seus respectivos trabalhos. Já os engenheiros químicos devem lidar com conceitos como aquecimento, refrigeração, mistura e difusão para a produção industrial.
Para torna-se químico é necessário ser pelo menos bacharel e através de trabalhos de investigação poderão obter graus mais especializados de mestrado e doutorado. Os programas de estudo que formam químicos estão especialmente orientados ao estudo da química, mas também de matemática e física. As oportunidades de emprego de um químico podem ser as instituições acadêmicas, as indústrias químicas ou farmacêuticas, e os laboratórios, privados ou então dependentes do governo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Químico. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/quimico >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Químico