Conceito » Qualidade de Vida

Conceito de Qualidade de Vida




Qualidade-VidaO conceito de qualidade de vida é aquele utilizado para determinar o nível de ingresso e comodidade que uma pessoa, um grupo familiar ou uma comunidade possuem em um momento e espaço específico. Assim, esse conceito tem a ver em um sentido com questões estatísticas (isto é, estabelecer o nível de qualidade de vida das populações através da observação de dados específicos e quantificáveis) assim como com uma questão espiritual ou emotiva que se estabelece a partir da atitude que cada pessoa ou cada comunidade tem para enfrentar o fenômeno da vida.

Quando falamos de qualidade de vida, seja de uma pessoa, de um grupo de pessoas ou até mesmo de animais, referimos a todos aqueles elementos que fazem que essa vida seja digna, cômoda, agradável e satisfatória. No caso dos seres humanos, os elementos que contam com uma qualidade de vida podem ser emotivos como também materiais ou culturais. Neste sentido, a qualidade de vida de uma pessoa é dada em primeiro termo pela possibilidade de viver de maneira agradável com seus pares, principalmente com o grupo que forma sua família e que lhe dá identidade.

Outros elementos que contribuem com a qualidade de vida que são materiais, podem ser, por exemplo, o acesso a uma moradia digna, a serviços como água potável, alimentos e inclusive eletricidade. Todas estas questões obviamente somam para poder determinar a qualidade de vida de uma pessoa. Finalmente, outros elementos que também tem a ver com o estilo de vida que uma pessoa leva, são as possibilidades de ter uma identidade (ou seja, uma nacionalidade), educação, que respeitem seus direitos civis, religiosos e de gênero, não ter que suportar situações de agressão, violência ou xenofobia, discriminação, etc.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)