Conceito de Qualidade

Designa-se com o termo de qualidade àquela propriedade ou conjunto de propriedades inerentes às pessoas ou coisas e que são as que em definitivas contas nos permitirão apreciar e comparar com respeito às restantes que também pertencem a sua mesma espécie ou condição.

Dada a amplitude de sua referência, existem diversas e uma boa quantidade de perspectivas desde as quais podemos definir o que é a qualidade e como nos damos conta quando estamos não ante uma coisa ou pessoa que represente ou expresse entre suas características a qualidade.

Porque na utilização de um produto ou um serviço, a qualidade será a percepção que o cliente observa, isto é, se satisfaz ou não suas expectativas, as que determinarão a qualidade do bem ou o serviço em questão. Por exemplo, se eu tive que realizar um trâmite no escritório central dos correios do meu país, fui atendida muito amavelmente e além do mais me solucionaram favorável e rapidamente a questão pela qual assisti, então, terei as melhores referências do lugar e o apreciarei como um lugar de excelente qualidade.

Neste caso ou no de um produto de consumo, a qualidade, então, será a diferenciação qualitativa e quantitativa que se estabelece a respeito de algum atributo requerido, como dissemos, se tal ou qual produto ou serviço resultou satisfatório na hora de satisfazer meus desejos e necessidades, a partir desse momento, será entendido como um produto ou serviço de qualidade.

A qualidade de um produto pode depender disto, da forma na qual responde às necessidades que experimenta o cliente, ainda que também a qualidade possa ser determinada se esse produto ou serviço é valorizado pelo seu cliente ou usuário.

Outros aspectos que não entram nas dimensões expostas, mas que sem lugar a dúvidas intervêm na hora de falar de boa ou má qualidade são as quantidades justas do produto que se oferecem, seus preços exatos e a rapidez quanto à distribuição dos mesmos.

A maioria das empresas com o objetivo de prestar a seus clientes um bom serviço ou produto segue determinadas normas que funcionam como regras e que se encarregam de normalizar o processo desde a criação do produto até o momento do uso por parte do cliente.

Por outro lado, quando se quer mostrar a superioridade ou excelência, a importância, a classe ou a condição de alguém se usa o termo de qualidade para se referir a isso.

Mais uma leitura:

Palavra de origem latina qualitas que segundo o dicionário apresenta várias acepções. Na primeira delas define qualidade como a maneira de uma coisa ser boa ou má embora a qualidade desta coisa seja algo muito relativo ja que é um conceito subjetivo que está sujeito a valoração pessoal de cada indivíduo. Além do mais, essa valoração é afetada por vários fatores externos como o meio socio -cultural, a finalidade, a funcionalidade de cada objeto ou da ação a ser valorizada.

Dentro destas opções poderiamos colocar outras definições do dicionário como:superioridade , aptidão ou ainda talento.O termo qualidade também está ligado a outros conceitos como o de qualidade de vida, que seria uma forma de viver saudávelmente que proporciona o bem- estar dos indivíduos com uma adequada divisão de todas as condições necessárias para isso. Ou ainda a qualidade do ensino de uma instituição o que supõe uma grande ajuda ao sucesso de um aluno, ou a qualidade de um atendimento, algo que se valoriza muito no comércio.

De maneira geral se nos referimos a qualidade de um produto a referência se faz a alcançar um determinado nível em relação a um atributo já adquirido. Se falamos em relação ao usuário a qualidade implica em satisfazer as expectativas do usuário. Ou seja, a qualidade de um objeto ou de um serviço depende da forma em que este objeto consegue cubrir as necessidades do possível cliente.

Deste modo, a qualidade de um produto ou de uma ação está ligada ao bom funcionamento deste, de forma que atenda da melhor maneira as necessidades do usuário ou do beneficiário do produto ou ação. Se pensamos em termos de mercado um produto ou um serviço com qualidade é aquele que se adequa a relação custo/beneficio ou a efetividade de um serviço. O sistema que analiza a qualidade dos produtos de uma empresa mais conhecido é a ISO9000 que é um conjunto de normas de qualidade e de gestão desta qualidade estabelecido pela organização internacional de normalização (ISO) e pode ser aplicada a qualquer atividade orientada a produção de bens ou prestação de serviços.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Qualidade