Conceito de Quadro sinóptico

Quadro-sinopticoO quadro sinóptico, ou também sinótico, é o resumo esquematizado de uma ideia, de um texto, documento e até mesmo da aula de um professor. Sua principal vantagem permite a visualização da estrutura e da organização do conteúdo que expõe um determinado texto.

Ele pode ser elaborado com a ajuda de chaves, diagramas e até mesmo utilizar uma série de colunas e fileiras como sendo tabelas.

No entanto, a sinopse é o resumo das principais ideias de um texto, apresentadas de forma analítica e organizadas de tal modo que fica evidente sua estrutura interna.

O quadro sinóptico cumpre basicamente com dois propósitos específicos. Por um lado, a determinação dos elementos essenciais do texto em questão, e por outro lado, a representação esquemática das relações estabelecidas entre esses conteúdos.

Para confeccionar um quadro deste tipo, devemos em primeira instância, determinar as principais ideias do texto e empregar as técnicas de elaboração de resumos consideradas mais adequadas.

Assim, devemos relacionar os elementos essenciais do texto para serem organizados, no entanto, deve-se identificar o grau de generalidade e uma vez realizada esta etapa, se elabora o esquema para refletir nas relações dos elementos.

Outras considerações que devem ser levadas em conta são: não incluir ideias próprias, apenas os pontos destacados do texto de maneira breve e concisa; indicar os conceitos centrais ordenados e sistematicamente; representar as relações estabelecidas através de esquemas; ir do geral para o particular; e os subtítulos devem ser elaborados a partir de frases curtas e com sentido.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Quadro sinóptico