Conceito de Purificação

PurificacaoA purificação é um processo realizado com a água para transformá-la em água potável, e desta maneira, torná-la absolutamente apta para o consumo humano. A purificação, na maioria das vezes, é realizada sobre águas provenientes das nascentes naturais e de águas subterrâneas.

No entanto, a água potável é aquela que pode ser consumida pelos seres humanos sem nenhum tipo de restrição porque se encontra absolutamente limpa e livre de substâncias sólidas, da aglomeração de coloides, de agentes patógenos, de ferro e magnésio, sedimentação e corrosão, entre outros. Esta situação é possível graças ao processo realizado nas estações de tratamento de água destinadas para este fim. O PH da água potável deve situar-se entre 6,5 e 8,5.

Enquanto isso, os processos de purificação devem ser os mais variados e pode oscilar desde uma simples desinfecção com a adição de cloro na água para eliminar os agentes patógenos até os processos mais sofisticados como a destilação e a filtração com ozônio.

Uma confirmação que se fala da purificação da água que ingerimos pode ser obtida através da observação das seguintes condições de água: inodora ou sem odor, incolor ou sem cor, e insípida ou sem sabor.

Em muitos países, durante o processo de purificação da água, costuma-se adicionar flúor com o objetivo de proporcionar saúde dental aos seus habitantes.

Entre as diversas maneiras que o ser humano tem para obter água potável de imediato e em pequenas quantidades estão: ferver a água dos rios ou dos poços para evitar a contaminação bacteriana e assim obter seu volume mais limpo; ferver a água para recuperá-la com a condensação do vapor; e através de pastilhas purificadoras.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Purificação