Conceito » Pulso

Conceito de Pulso




PulsoPulso é uma expansão rítmica e o retrocesso das artérias. Pulso é o resultado de uma onda de pressão produzida pela contração do coração. Pode-se sentir o pulso em qualquer artéria que passa sobre um osso que esteja suficientemente próximo à superfície do corpo.

Sentir pulso é um dos sinais que identifica a profissão médica, e vem sendo assim desde muitos séculos. Além de dar informação, esta ação pode dar ao médico tempo para pensar a qual procedimento vai utilizar para tratar o paciente.

O local mais usado pelos profissionais para a leitura do pulso é ao lado do dedo polegar, justo na munheca. Faz-se reconhecer pela onda de pressão do pulso; esta onda de pressão é transmitida pela munheca ao redor de dez metros por segundo e é quarenta vezes mais rápido que a velocidade do fluxo sanguíneo. A informação que se obtêm ao sentir o pulso é considerada limitada, porém de grande importância.

O pulso pode ser sentido com dois tipos de análises: a primeira como forte e completo e a segunda leitura pode dizer se o pulso é débil ou filiforme. Estes indícios indiretos do volume do bombeio do coração dão uma ideia aproximada da situação do paciente. O impulso se sente na artéria radial que está relacionada com o aumento da pressão arterial ou pressão sanguínea gerada pelo coração em cada batida, esse movimento é denominado pressão do pulso. Um aumento da pressão sanguínea depende da elasticidade das artérias.

Nos adultos sãos e em repouso, a medida do pulso, geralmente, está em torno a 60 ou 70 pulsações por minuto. Podendo variar, dependendo do estado da pessoa, entre 60 e 100 batimentos por minuto.

Na música, o pulso é qualquer dos sinais transitórios periódicos que marcam o ritmo. O tempo da música que é utilizado para fazer uma comparação da duração das notas e dos silêncios. O Pulso é uma unidade temporária de uma obra musical. Um exemplo prático: quando ouvimos uma música e começamos a acompanhá-la como um movimento nos pés ou nas mãos, isso se denomina pulsos da música. É uma ordem repetitiva mais organizada onde são reconhecidas as unidades rítmicas numa música.

>> Próximo - Que Conceito >>