Conceito de Pulsão

PulsãoUm conceito que podemos dizer que é bastante difícil de assimilar. Para que possamos entender Pulsão como conceito, devemos realizar um sem fim de leituras, para poder entender a profundidade do que implica o conceito de Pulsão no conceito na teoria da psicoanalítica.

Pulsão é a tendência instintiva mais ou menos consciente que empurra e motiva as atividades de todo sujeito. É um transtorno do equilíbrio no qual o sujeito tende a ir adiante o a retroceder como se algo lhe conduzisse, como aquelas pessoas que sofrem a enfermidade conhecida como o mal de Parkinson.

Para Freud, a Pulsão é uma força constante que atua durante todo o tempo. Por tanto, parte do interior do organismo, a fuga é ineficaz para sua supressão.
Na obra Pulsões e seus destinos, Freud explica que, as pulsões se compõem de uma fonte, que é a zona do corpo (boca, anus) de onde aparece ou brota a pulsão. Na mesma obra Freud explica que o impulso da Pulsão é a magnitude da excitação colocada em jogo pelo movimento de pulsão ou de carga. Sobre o objetivo da pulsão, o cientista explicava na obra que é aonde se dirige o movimento da Pulsão e que tem um caráter extremamente variável. E sobre a finalidade da Pulsão, declara que se constitui pela satisfação, que sempre se realiza e que acontece na própria fonte, num movimento de retorno.

No âmbito da psicopatologia, Pulsão é a prova mais fiel de que, esta carga de pulsão na procura a satisfação, pode entrar em contradição com o prazer ou o bem-estar do indivíduo, inclusive até o ponto de comprometer sua existência. Os exemplos usados por Freud para explicar isso de forma prática são a anorexia ou o impulso pelo uso das drogas.

Também podemos definir Pulsão como uma tendência do tipo instintiva que produz uma arrancada do individuo a realizar determinados atos e depois fugir dos mesmos.
Na psicoanálise se define como Pulsão aquela energia psíquica profunda que direciona ou orienta o comportamento de uma pessoa à um fim. Esta energia se descarregaria uma vez que o objetivo ou fim seja conseguido.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Pulsão. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/pulsao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Pulsão