Conceito » Puberdade

Conceito de Puberdade




PuberdadeA puberdade é a época na vida de um indivíduo, homem ou mulher, na qual começam a se manifestar os caracteres da maturidade sexual. Muitos identificam a puberdade como a primeira fase da adolescência, na qual, como comentávamos, têm lugar as modificações corporais próprias do passo da infância à idade adulta.

As mudanças físicas que se produzem na puberdade são os que convertem o menino ou menina em um adulto com capacidade de reprodução sexual. Por outro lado, nesta instância da vida se acrescentarão as diferenças corporais entre o gênero masculino e o gênero feminino, porque antes da puberdade os meninos e meninas se diferenciam específica e unicamente por seus genitais, no entanto, uma vez na puberdade começam a ser mais destacadas as diferenças relativas a tamanho, formas, composição e desenvolvimento funcional de muitas estruturas do corpo.

Quanto às mulheres, durante a puberdade começam a atuar hormônios como o estradiol, da família dos estrógenos e que promove o crescimento das mamas e do útero. Quanto às principais e mais evidentes mudanças físicas contam-se: o crescimento do pelo púbico, as mudanças na vagina, o útero, os ovários, a chegada da menstruação, concreto início e indício do tempo fértil da mulher; a forma pélvica também se altera, começa a se redistribuir a gordura e a composição corporal, aumenta a estatura, aparece o cheiro corporal, se manifestam as primeiras mudanças da pele e com isso pode ocorrer o aparecimento da acne

Entretanto, no homem, começa-se a desenvolver sua musculatura, crescem seus testículos, seu pênis, a voz engrossa, aparece o cheiro corporal, aumenta a estatura, emissão de sêmen durante a noite, entre as mudanças mais fundamentais. E em ambos os casos, tanto no homem como na mulher, se dá o início da vida sexual, a manifestação destas mudanças corporais induz à exploração dos genitais e normalmente deriva no início da vida sexual através da masturbação.

Existe a possibilidade de que alguns indivíduos padeçam de puberdade precoce, isto é, uma puberdade anormalmente temporã. Algumas questões que a provocam podem ser a presença de estrógenos no ambiente (ingesta de medicamentos ou alimentos que possuem estrógenos), estilo de vida sedentário e a obesidade.

Mais uma leitura:

A idade na qual a criança entra na puberdade depende de muitos fatores distintos, como podem ser os genes, a nutrição e o gênero da pessoa. Durante a época da puberdade, diversas glândulas chamadas endócrinas produzem hormônios que provocam mudanças no organismo e nos corpos e o desenvolvimento das características sexuais secundárias. Nas mulheres, os ovários começam a incrementar a produção de estrogênio e outros hormônios femininos. No caso dos homens, se produz um aumento no volume da produção de testosterona.

Na puberdade se experimenta um aumento na sudoração das axilas, odor corporal, acne e o crescimento dos pelos das axilas e púbico devido a que as glândulas suprarrenais produzem hormônios que provocam essas mudanças. Num processo chamado adrenarca ou pubarca (aparecimento de pelos pubianos, axilares ou ambos) O adolescente pode começar a sentir a necessidade de usar métodos para diminuir o odor corporal (desodorantes).

A puberdade é o tempo no qual as características físicas e sexuais experimentam maturidade e se apresentam mudanças hormonais que permitem que o indivíduo possa ser capaz de reproduzir-se.

No caso específico das mulheres, durante a puberdade experimentam a atuação dos hormônios estrogênios que são responsáveis pelo aumento da mama e o desenvolvimento do útero. A forma pélvica também passa por mudanças, começa a redistribuir-se a gordura e a composição corporal, um aumento na estatura, mudanças na pele que provoca o aparecimento das espinhas.

Com os homens, as mudanças começam com o desenvolvimento da musculatura, crescimento dos testículos e aumento no tamanho do pênis, mudanças na voz, aumento da estatura, a polução noturna (emissão de sêmen durante a noite). Em ambos os casos, tanto no homem como na mulher, se dá início à vida sexual, a manifestação dessas mudanças corporais induzem a exploração dos genitais e normalmente deriva o início da vida sexual através da masturbação.

A puberdade é uma etapa da vida de todo ser humano que compreende dos onze aos dezesseis anos. É a idade onde acontece o amadurecimento físico e mental. É uma idade em que estas mudanças influem na vida dos indivíduos para o começo da vida adulta e transformas crianças em jovens passando por todas as mudanças mencionadas anteriormente.

>> Próximo - Que Conceito >>