Conceito de Psicossocial

PsicossocialA psicologia social é um ramo da psicologia que trata especificamente e, preferencialmente, do funcionamento dos indivíduos em seus ambientes sociais, ou seja, como parte integrante de uma sociedade ou comunidade, como ser humano, como ambiente em que se desenvolve, contribui para determinar o outro. Assim como em diferentes sociedades existem instituições que normalmente possuem características humanas, muitas vezes e quase paralelo a isso, a vida social de qualquer pessoa tornou-se crucial na direção do funcionamento psicológico de alguém, então, é justamente aí que concentra a sua atenção na psicologia social.

Embora este ramo não nascesse com a psicologia, logo, surgiria como necessidade imediata para explicar alguns processos que tem lugar na sociedade e que obviamente são resultados da ação do homem. Foi no início do século passado, nos Estados Unidos, e pela mão de Floyd Allport que surgiram suas principais definições e que se tornou em uma autêntica disciplina científica.

Acima indicamos o ofício geral e o contexto em que a psicologia social interferiu com suas conclusões, explicações e teorias, no entanto, entre aqueles que seriam seus temas específicos de interesse amplamente estudados por um número de estudiosos e especialistas, encontramos com atitudes, agressões, atrações, a comunidade, a comunicação, a conformidade, os estereótipos, os grupos, as habilidades sociais, as expectativas, a identidade, liderança, movimentos, obediência, o preconceito, a socialização, valores e violência, entre outros.

No caso em que alguma pessoa apresente alguma disfunção em alguns dos aspectos anteriormente mencionados, que lhe reporte um impedimento para integrar ou desenvolver-se como qualquer outro dentro de um ambiente social, será necessário que um profissional nesta matéria intervenha com suportes adequados e aconselhados em cada caso particular para garantir que o paciente se recupere ou alcance as habilidades exigidas para seu correto funcionamento dentro de uma sociedade, como trabalhar, viver, relacionar-se com seus colegas, entre outras questões.

Normalmente, a melhor terapia é aquela que busca incluir a pessoa em apuros, sempre dentro de um ambiente social, isto é, que seja propriamente em um ambiente compartilhado que conheça, aceite e compartilhe com os demais seus principais conflitos para poder ser resolvidos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Psicossocial. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/psicossocial >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Psicossocial