Conceito de Psicologia Organizacional

Psicologia-OrganizacionalA psicologia é uma ciência que pode ser aplicada em diferentes áreas. A psicologia pode ser aplicada de forma individual quando um paciente comparece a uma consulta de um psicólogo, como também em organizações formadas por pessoas. A psicologia organizacional ou psicologia do trabalho estuda precisamente os comportamentos habituais de um trabalhador dentro da empresa, seu desempenho e os conflitos que possam surgir.

A psicologia aplicada ao trabalho e a uma organização é muito importante porque por mais que uma empresa esteja motiva por fatores econômicos (assim acontece quando um negócio é rentável) existem questões humana dentro de qualquer empresa, como por exemplo, conflitos de comunicação, problemas interpessoais, falta de liderança, falta de espírito de equipe, luta de egos, etc. Além disso, a psicologia organizacional mostra que o bom funcionamento de uma equipe de trabalho é um processo complexo porque cada pessoa pensa de maneira diferente e tem sua própria história.

E para que uma organização funcione corretamente, cada membro tem que sentir-se bem consigo mesmo e estar plenamente desenvolvido. Um único problema no sistema é suficiente para criar um mal-estar no ambiente e afetar todos integrantes da equipe.

A psicologia organizacional estuda com profundidade a função do trabalhador e sua relação com o sistema que faz parte, ou seja, explica esta interação constante. Evidentemente, uma empresa está estruturada de acordo com uma hierarquia de camadas com o objetivo de estabelecer uma especialização de tarefas, uma coordenação de equipe e uma ordem específica. Todas as camadas da pirâmide têm a mesma importância porque cumprem uma determinada função.

Cada integrante do sistema deve conhecer muito bem o papel que vai exercer e ajustar-se às expectativas criadas pelo sistema. Do contrário, quando uma pessoa não assume sua condição, acontecem lutas internas e conflitos a serem resolvidos.

Uma das chaves para o bom funcionamento de uma organização é partir da premissa básica de que o bem comum está acima de qualquer interesse pessoal. Portanto, tanto as vitórias como as derrotas devem ser compartilhadas. Pensar no bem comum diminui todo tipo egoísmo e pretensão de protagonismo. Um bom líder é fundamental porque há atitudes de uma equipe de trabalho que dificultam sua coordenação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Psicologia Organizacional. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/psicologia-organizacional >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Psicologia Organizacional