Conceito de Psicologia Infantil

Psicologia-InfantilA psicologia possui várias áreas de atuação, portanto, um psicólogo se especializa em uma área específica para ter uma referência profissional. No caso dos psicólogos infantis, os mesmos se especializam no comportamento das crianças desde o momento do seu nascimento. O psicólogo infantil pode ser um ponto de apoio importante para os pais quando se sentem sobrecarregados por uma situação que se repete com frequência na rotina diária, por exemplo, por um comportamento da criança que não conseguem corrigir. Neste caso, o psicólogo infantil, de acordo com seus conhecimentos, pode definir a causa e assim elaborar um plano de ação para passar aos pais.

Além disso, embora a infância esteja associada à fase da felicidade absoluta, a realidade é que as crianças também têm suas preocupações, seus medos e angústias, portanto, elas também precisam de uma terapia psicológica. Há casos de estresse infantil como também de depressão. Neste tipo de caso, quanto antes houver ajuda de um especialista melhor será, pois o profissional pode ajudar a criança a recuperar a autoestima.

Existem alguns indícios que mostram quando uma criança está profundamente triste. Por exemplo, quando a mesma apresenta uma mudança de atitude notável, mudanças de humor, se mostra pouco receptiva com as coisas que antes adorava, não tem vontade de se relacionar com outras pessoas e está triste na maior parte do tempo. Quando estes sintomas se prolongam por muito tempo significa que necessita de um tratamento.

A saúde não só atinge o corpo como também a alma, pois um ser humano está realmente bem quando está bem de corpo e mente. Por isso, da mesma maneira que um pai leva seu filho ao médico quando está com uma gripe, diante de uma dor emocional é fundamental levar a um especialista para buscar a causa e iniciar o tratamento de alívio.

O psicólogo infantil é o profissional com profunda vocação e que tem grande empatia com as crianças, além de muitas habilidades sociais. Embora hoje em dia o coaching seja uma disciplina em expansão, vale destacar que existem casos que o coach não pode resolver, a não ser o psicólogo, porque tem formação na área da saúde e conhecimentos médicos. Cada caso clínico é diferente e tem suas peculiaridades específicas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Psicologia Infantil