Conceito de Psicologia Experimental

Psicologia-ExperimentalA psicologia é uma ciência com várias áreas de estudos diferentes. Embora a psicologia seja a ciência que estuda o comportamento humano, sua metodologia poder ser bem diferente.

A ciência experimental, por exemplo, considera que os fenômenos da consciência podem ser estudados ao melhor estilo da ciência experimental, ou seja, igual a qualquer outra área da realidade que pode ser analisada em termos de causa e efeito que permitem observar uma relação previsível em certos momentos de uma cadeia casual.

Isto é, o método experimental é elogiado por ser sinônimo de precisão e exatidão como mostra a área de exatas, como também por aqueles que valorizam a racionalidade. De outro ponto de vista, a filosofia mostra que existem algumas áreas do ser humano que não podem ser analisadas através de uma perspectiva exata.

Por exemplo, os sentimentos são incalculáveis. A psicologia experimental tem como objeto de estudo os seguintes temas: a sensação e a percepção, a memória como forma de conhecimento, o saber, o processo de aprendizagem, a motivação humana, os sentimentos e as emoções do mundo interior e as relações sociais. Sendo assim, a psicologia experimental se torna uma ferramenta importante para conhecer melhor o ser humano.

Este método parte da observação da realidade ao melhor estilo científico que analisa os fatos possíveis para estabelecer uma hipótese. O principal objetivo da psicologia experimental é entender o comportamento humano. Para conseguir este objetivo são realizadas experiências com pessoas, mas principalmente com animais.

A psicologia pode ser classificada também pelo termo metodológico utilizado, neste caso, a ciência experimental simula o processo da ciência exata para definir os padrões de comportamento humano. A ciência experimental utiliza a observação para extrair leis que expliquem os processos mentais e o comportamento humano.

A psicologia experimental foi desenvolvida pelas seguintes correntes: a psicologia mentalista de Wundt, a psicologia comportamental e a psicologia cognitiva. O verdadeiro poder da ciência é interdisciplinar, ou seja, o importante é valorizar o melhor de cada psicologia para trazer conhecimento e assim compreender o valor do ser humano, sua definição e o que lhe deixa feliz.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Psicologia Experimental. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/psicologia-experimental >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Psicologia Experimental