Conceito de Psicologia Evolucionista

Psicologia-EvolucionistaO ser humano é um ser em constante evolução. Ao longo de sua vida, cresce como pessoa, aprende com sua experiência, muda de opinião e se consolida, entre outros. No núcleo pessoal existem certos aspectos variáveis, mas também há uma realidade que permanece: a identidade pessoal. Isto é, um indivíduo segue sendo o mesmo desde o momento de seu nascimento até sua morte apesar das constantes mudanças que ocorrem em sua vida. A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano.

Pois bem, a psicologia evolucionista é o ramo da ciência que estuda a evolução pessoal de um ser humano e suas várias formas de comportamento. Ao longo da vida, existem alterações psicológicas que são motivadas por uma causa específica que estabelece modificações nos padrões de comportamento de uma pessoa. A psicologia evolucionista ou evolutiva mostra como determinada fase da vida e a idade influenciam o modo de pensar e sentir das pessoas.

O ciclo vital é marcado por diferentes fases. Isso não significa que o ciclo vital seja fixo ou inatingível em todas as pessoas, pois cada ser humano tem seu próprio caminho, ritmo e atitude para enfrentar a realidade. A psicologia evolucionista presta uma atenção especial ao fator idade, ou seja, em como uma pessoa pode mudar com o passar do tempo.

A idade implica em ganhar experiência, confiança, segurança, maturidade, vivência, sabedoria, claridade de ideias, etc. Ao longo dos anos, a pessoa passa a conhecer-se melhor e isso lhe traz mais felicidade, pois quando uma pessoa melhora a relação que tem consigo mesmo, sua autoestima aumenta e assim se torna mais feliz e consciente de quem é e do que quer. Ou seja, a mente e a forma de interpretar as coisas também são influenciadas pela idade: o modo que uma pessoa de quarenta anos observa a vida e suas prioridades não tem nada a ver com as prioridades de um adolescente de quinze anos cujas obrigações e responsabilidades são totalmente diferentes.

A psicologia evolucionista estuda também o comportamento do ser humano dentro de um período histórico específico. Na verdade, a psicologia evolucionista recorda nossas constantes mudanças ao longo da vida.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Psicologia Evolucionista