Conceito de Psicologia Empresarial

Psicologia-EmpresarialA psicologia é uma disciplina que conta com diferentes ramos de estudo. Assim, a psicologia como disciplina pode ter a empresa também como objeto de estudo como mostra a psicologia empresarial ou organizacional aplicadas ao contexto das organizações.

A psicologia empresarial oferece assessoria às empresas em algumas tarefas específicas, por exemplo, a realização dos processos de seleção com o objetivo de escolher o melhor candidato de acordo com as necessidades que se precisa para determinado posto de trabalho.

Desenvolvendo provas para analisar

Existem algumas provas que devem ser analisadas por um psicólogo, por exemplo, o teste de personalidade que em certas ocasiões é utilizado nos processos seletivos com o objetivo de conhecer melhor o modo de ser de um candidato.

A formação contínua é também uma ferramenta muito importante para motivar os trabalhadores. A partir deste ponto de vista, a psicologia empresarial pode atender também ao trabalho de capacitação profissional com o objetivo de potencializar o talento dos trabalhadores através de meios específicos.

Atender o fator humano de uma empresa

Uma empresa é formada por pessoas, por isso a psicologia empresarial atende especialmente ao fator humano do negócio. Por exemplo, a psicologia empresarial ajuda a melhorar as relações interpessoais no contexto profissional.

À medida que os profissionais são mais felizes também melhora seu nível de satisfação na empresa e seu rendimento de trabalho. A psicologia organizacional reflete também sobre as medidas necessárias para potencializar esta felicidade nos empregados, uma vez que as empresas que têm maior êxito são aquelas que não descuidam desta área.

Colaboração com o departamento de marketing

O marketing é um fator fundamental para uma empresa que pretende conhecer-se através da promoção eficaz. A partir deste ponto de vista, o marketing como processo de comunicação leva em conta as emoções e os sentimentos como uma forma eficaz de transmitir sensações na publicidade.

Por isso, a colaboração da psicologia empresarial nos trabalhos de marketing pode abrir portas para um negócio, uma vez que a psicologia é a ciência que reflete sobre o comportamento humano e também sobre os hábitos de consumo dos clientes com o objetivo de fazer chegar uma mensagem ao público alvo.

Foto: iStock, DNY59

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Psicologia Empresarial