Conceito de Psicologia do Esporte

Psicologia-EsporteA psicologia e o coaching são disciplinas diferentes, porém ambas podem ser aplicadas em várias da sociedade. O coaching teve seu início na área do esporte e pouco a pouco foi evoluindo para mais tarde ser aplicado nos campos pessoal, empresarial, trabalhista, de equipes, etc. Da mesma forma, a psicologia que é a ciência que permite compreender o comportamento humano, também apresenta várias áreas de especialização na qual permite que um psicólogo competente se especialize em algum ramo específico e se torne um especialista, como por exemplo, um psicólogo da área esportiva.

Qual é o papel de um psicólogo esportivo?

Este profissional assessora os esportistas, treinadores, atletas e professores de educação física. Sua função é ajudar o esportista a melhorar sua performance através de uma motivação que lhe dê confiança, segurança na tomada de decisões e desejo de lutar por um objetivo. Portanto, o papel do psicólogo esportivo funciona como um ponto de apoio para o esportista tanto nos momentos difíceis e de desânimo como nos momentos de êxito.

O psicólogo esportivo pode elaborar perfis psicoesportivos com o objetivo de conhecer melhor o comportamento e as atitudes do paciente. A carreira esportiva de qualquer atleta é marcada por momentos de grande pressão e estresse. Neste caso, o papel do psicólogo esportivo é ajudar o esportista a administrar melhor o estresse e a ansiedade com técnicas adequadas, como por exemplo, o uso de ancoragens e também técnicas de visualização.

O psicólogo esportivo também pode ajudar um esportista a superar os medos que o abalam durante os jogos com o objetivo de poder superar-se e deixar qualquer barreira para trás. Este profissional também abastece o esportista de ferramentas para melhorar sua concentração com o objetivo de potencializar seu rendimento.

Em definitivo, a psicologia do esporte é uma disciplina que permite ao atleta conhecer-se melhor para descobrir seus pontos fortes, mas também assumir suas fragilidades.

Convém recordar que a relação existente entre um psicólogo e um paciente se baseia fundamentalmente na confiança, ou seja, tudo que se diz na consulta com um psicólogo é totalmente privado. A única exceção possível acontece quando um esportista dá seu consentimento ao psicólogo clínico para compartilhar alguma informação com a equipe técnica para tratar o caso de forma interdisciplinar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Psicologia do Esporte. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/psicologia-do-esporte >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Psicologia do Esporte