Conceito de Psicologia do Consumidor

Psicologia-ConsumidorOs clientes são aqueles que fazem parte do sucesso de um negócio, pois uma empresa em expansão é aquela que conta com um público alvo que pretende fidelizar. A partir do ponto de vista do marketing, para realizar uma promoção empresarial eficaz é muito importante refletir sobre os hábitos de consumo do cliente.

A psicologia do consumidor é a disciplina que reflete sobre o comportamento dos compradores com o objetivo de entender quais fatores são decisivos do ponto de vista da influência e do impacto para que um comprador opte por um produto específico e não por outro.

Fatores que influenciam nas compras

Este ramo da psicologia reflete sobre os processos mentais envolvidos numa compra, uma vez que o ato de comprar pode ir além do racional como mostra o exemplo daquelas pessoas que compram sem ter a necessidade de comprar aquilo.

Existem muitos outros aspectos além da razão que influenciam o consumidor. Por exemplo, a busca pelo status ao comprar de determinada marca. Nos hábitos de compra, os clientes também são influenciados pelos valores culturais do ambiente que estão inseridos.

Entender o comportamento dos clientes

Na psicologia do consumidor a compra de determinado produto não é algo simplesmente racional, pois também pode interferir no plano da afetividade a hora da decisão de escolher entre uma marca ou outra. A moda mostra a busca pelo consumo de uma pessoa através de uma imagem específica.

Identificação com o cliente

Uma empresa que consegue de verdade conectar-se com o cliente é aquela que identifica uma necessidade específica nos compradores, desta forma, os clientes associam o gasto como forma de investimento de sua própria felicidade ao satisfazer uma necessidade.

É importante destacar que existem necessidades fundamentais, ou seja, compras que os clientes precisam realizar em sua rotina cotidiana para atender às necessidades essenciais. Mas também existem as necessidades criadas pela sociedade do bem-estar.

Foto: iStock, gilaxia

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Psicologia do Consumidor