Conceito de Psicologia da Emergência

Psicologia-EmergenciaA psicologia tem vários ramos de estudo porque a ciência do comportamento humano é muito complexa de acordo com a própria complexidade do objeto de estudo desta ciência. Neste artigo vamos dar atenção ao estudo da psicologia da emergência. Essa psicologia se refere aos processos internos que se desenvolvem emocionalmente quando um sujeito se expõe a uma situação de perigo evidente marcada pela voz de um alarme. Existem perigos totalmente naturais, por exemplo, uma catástrofe natural deixa a pessoa vulnerável e transtornada. Diante de um perigo externo, a pessoa experimenta uma série de pensamentos desagradáveis e sentimentos negativos de forma automática, pois o poder do medo se somatiza ao físico.

Entretanto, o perigo também pode ser causado pelo próprio homem. Por exemplo, uma pessoa pode colocar em risco a outras numa rodovia quando dirige sobre o efeito de álcool ou por conduzir com excesso de velocidade. A psicologia da emergência mostra como, em certas ocasiões, pode ser mais decisiva a atitude de uma pessoa diante uma situação de perigo do que a própria situação. A psicologia da emergência também analisa os acidentes humanos que acontecem em consequência das falhas pessoais resultado da distração, falta de atenção e concentração nos detalhes.

Quando ocorre uma situação de emergência, é necessário contar com um grupo de profissionais que possa agir com rapidez e evitar danos maiores. Por exemplo, quando ocorre uma catástrofe natural é essencial contar com uma equipe psicológica especializada no tratamento de desastres para ajudar as pessoas a assimilar a informação, transmitindo uma mensagem de forma assertiva e oferecendo apoio. Deste modo, também é possível reduzir os efeitos do trauma.

A psicologia da emergência também explica que é muito importante contar com ferramentas adequadas para atender as pessoas da melhor maneira. Por exemplo, em muitas escolas são realizadas simulações para ensinar aos alunos sobre como deveriam atuar em caso de um incêndio e assim evacuar do edifício em perfeita ordem e sem perigo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Psicologia da Emergência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/psicologia-da-emergencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Psicologia da Emergência