Conceito de Psicologia Clínica

Psicologia-ClinicaA psicologia é uma ciência muito importante porque se conecta de forma direta com a saúde do ser humano. A saúde não se remete apenas ao plano físico, mas também ao plano mental. E é nesta área que a psicologia se torna uma ferramenta necessária. Vale destacar que tanto a psicologia clínica como a psiquiatria possuem alguns pontos em comum, tais como o tratamento dos transtornos mentais. Entretanto, vale ressaltar que há grandes diferenças em ambas as áreas.

Por exemplo, os psiquiatras estão autorizados para receitar medicamentos, enquanto que os psicólogos não podem. A realidade é que os seres humanos são tão complexos que necessitam do trabalho interdisciplinar de diferentes profissionais para ter uma visão mais objetiva do mundo emocional. Por isso, existem equipes de profissionais formados, por exemplo, por psiquiatras, psicólogos e terapeutas. Além disso, o ser humano não é uma máquina e sim um ser pessoal, portanto, está marcado por suas próprias particularidades.

A psicologia clínica é a disciplina ideal para realizar uma avaliação sobre qualquer tipo de saúde mental, e assim estabelecer uma análise adequada e até mesmo um diagnóstico que exija tratamento. Melhor dizendo, esta ciência tem como objetivo ajudar o paciente a superar um mal-estar interior que lhe faz sofrer para reforçar seu bem-estar.

Existem vários ramos de estudo da psicologia clínica entre as quais se destacam a psicologia social e a psico-oncologia. Esta última mostra a importância de compreender os processos mentais que afetam um paciente que não deve ser atendido apenas pelo físico, mas também pela parte emocional. Cada vez existe mais conhecimento sobre a importância do pensamento positivo para enfrentar uma doença de maneira mais saudável.

Quando uma pessoa sofre algum tipo de problema emocional, a mesma tem que pedir ajuda e comparecer a um psicólogo porque o quanto antes enfrentar este mal-estar poderá resolvê-lo mais rápido. Do contrário, no caso de ignorar este sintoma, a dor vai aumentando cada vez mais.

Corpo e mente interagem constantemente porque a psicologia clínica também leva em conta os conflitos emocionais que afetam o estado físico produzindo uma série de complicações no organismo. Definitivamente e a modo de conclusão, a psicologia clínica é um ramo da saúde que ajuda o ser humano a viver melhor.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Psicologia Clínica. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/psicologia-clinica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Psicologia Clínica