Conceito de Psicologia

PsicologiaA palavra psicologia é a combinação de dois termos derivados do latim: Lógica (estudo) e alma (psique) que transmitem a definição clara da palavra como a conhecemos nos dias de hoje.
Porém este significado se viu alterado no decorrer dos anos e devemos analisar mais profundamente o termo para saber o que realmente significa. A matéria psicologia tal e como se estuda hoje em dia nos colégios e nas universidades, realmente não tem muita conotação com a mente e muito pouca coisa que ver com o espírito.

Entender que as palavras e as ideias devem referir-se a alguma coisa em concreto e o mundo da mente é um mundo real que pode ser vivido e experimentado e, em já tivemos termos que se referiam ao mesmo com uma perfeição incrível. É um termo complexo e bastante variável, já que abrange um mundo também complexo e também variável dentro do contexto em si mesmo e que gera debates no mundo inteiro e páginas e páginas, livros e mais livros sobre o assunto. Muita informação para um assunto que requere realmente tanta informação e se crê que nunca se vai a chegar a entender tudo sobre a psicologia.

Também devemos saber como se referem os dicionários com relação ao termo psique e o definem como o espírito da alma, a mente humana, ou como centro de pensamento, da emoção e do comportamento, como se referem a psique na área de psicanálise.

Psicologia é simplesmente a ciência que estuda os processos mentais e de comportamento nos seres humanos; estuda suas características emocionais e de comportamento de um individuo, grupo ou atividade, como comumente conhecemos como psicologia da guerra. A ação sutil tática ou argumento que se utiliza para manipular ou influir sobre outro.

A psicologia é o estudo científico do comportamento humano e animal com a função de entender qual é o motivo pelo qual os seres vivos se comportam dessa ou daquela maneira. Como em quase todas as ciências, seus descobrimentos tem aplicações práticas. Como é uma ciência relativamente nova com relação às demais, as aplicações podem confundir-se às vezes com a própria ciência. Não devemos confundir psicologia com psiquiatria, que é um ramo da medicina dedicada a curar transtornos mentais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Psicologia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/psicologia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Psicologia