Conceito de Psicolinguística

PsicolinguisticaA comunicação potencializa a capacidade de compreensão entre as pessoas. O processo de aprendizagem da linguagem se inicia nas primeiras fases da vida de um bebê. Este processo não é igual em todas as pessoas, pois cada ser humano tem seu próprio ritmo. Entretanto, existem certos padrões de aprendizagem universais como mostra a psicolinguística, este ramo de estudo da psicologia que estuda o comportamento humano e dá ênfase especial à análise de aprendizagem da linguagem.

Este conceito foi utilizado pela primeira vez pelo pensador Jacob Robert Kantor. Existem diversas áreas de estudo que no plano comunicativo servem como objeto de análise. Não se trata unicamente de analisar a comunicação oral, mas também a comunicação escrita. Aliás, a capacidade comunicativa de um ser humano é rica e diversificada, já que também é possível analisar a linguagem corporal do ser humano focando a atenção na sua capacidade de gesticular.

A estrutura comunicativa também é diferente como mostra o significado de uma palavra, o enunciado de uma oração composta de sujeito, verbo e predicado, assim como pela mensagem elaborada do desenvolvimento de um discurso. Para compreender de verdade a mensagem comunicativa é importante valorizar o contexto.

Existem dois tipos de processo: um deles é o processo de produção da linguagem, neste contexto, trata-se da construção de frases com um significado coerente e uma estrutura gramatical correta.

Anteriormente a este processo de produção da linguagem é necessário um processo de compreensão do mesmo. Deste modo, fica estabelecida uma linha causal dos seguintes elementos: a percepção, a compreensão e a produção. Esta disciplina cientifica estuda como o ser humano tem a capacidade de compreender a mensagem de um interlocutor e se aprofunda na causa que potencializa o uso da linguagem.

Esta disciplina se aprofundou no estudo de aprendizagem da linguagem durante a infância e também pesquisou como um ser humano pôde aprender um segundo idioma diferente da sua língua de origem. O ser humano tem a capacidade de comunicar-se, entretanto, para desenvolver de verdade esta capacidade é determinante o contato social desde os primeiros anos de vida. Assim, a psicolinguística mostra a conexão direta que existe entre a mensagem e a mente, uma vez que a palavra é uma expressão do pensamento.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Psicolinguística