Conceito de Psicofísica

PsicofisicaVivemos em uma sociedade que exalta o valor da ciência experimental. Desta forma, existem pessoas que associam o critério da verdade com a ciência matemática como critério de exatidão. Entretanto, na humanidade, existem muitas realidades que não podem ser analisadas do ponto de vista numérico. Este é o caso, por exemplo, da análise da felicidade. Além disso, existem realidades transcendentes próprias do ser humano, perguntas sem respostas, como mostram certas ciências como a filosofia. São ciências que apesar de não ter um método experimental, apresentam grande especulação.

Em contraste a certas ciências como a filosofia, destaca-se o método científico próprio da psicofísica. A psicofísica é uma área específica da psicologia, uma ciência que estuda o comportamento humano. Em particular, por um lado, a psicofísica foca sua análise na dimensão de um estímulo físico e, por outro lado, na intensidade percebida pelo sujeito receptor desse estímulo ou de seus possíveis juízos de valor.

Isto é, a pessoa reage a um estímulo externo de causa e efeito. A psicofísica estuda com profundidade a percepção do conhecimento humano, uma vez que através dos sentidos a pessoa pode observar sua realidade. Por exemplo, a psicofísica analisa o estudo dessa magnitude como um estímulo e resposta do observador a essa relação de causa e efeito no sentido da visão. Entretanto, esse estudo também pode ser aplicado a outras áreas de interesse.

O ser humano é muito complexo na qual corpo e mente interagem de forma constante. O ser humano interage sempre com o meio. Desta forma, dentro do contexto espaço-temporal que vive o sujeito, surge a psicofísica como ciência que pretende abordar precisamente a relação entre o psíquico e o físico desenvolvido pelo ser humano. Uma relação que permite observar a perspectiva global da pessoa.

Como ciência, a psicofísica analisa de forma experimental os processos perceptivos no campo do conhecimento humano de acordo com seu próprio método de estudo. Um método que integra tanto o plano físico como o psíquico. Dois planos que de certa forma representam a oposição entre o objetivo e o subjetivo buscando um ponto de encontro entre ambos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Psicofísica