Conceito de Pseudônimo

PseudônimoO nome é muito importante na vida de uma pessoa, uma vez que representa a essência da identidade de um ser humano. Entretanto, existe a possibilidade de uma pessoa ser chamada de várias maneiras dependendo do contexto. Por exemplo, uma pessoa que trabalha como jornalista pode assinar suas colunas e artigos em diversos meios de comunicação com um pseudônimo, ou seja, com um nome alternativo.

Neste caso, o pseudônimo mostra como a pessoa deseja ser reconhecida. A partir deste ponto de vista, o uso do pseudônimo também se refere ao fato de querer ser criativo e original. Muitos escritores da história da literatura tiveram um pseudônimo e se tornaram ilustres graças a ele. Por exemplo, na época em que era incomum uma mulher ter acesso às áreas sociais e profissionais, houve escritoras que adotaram um pseudônimo com o objetivo de ocultar sua verdadeira identidade feminina e lutar por sua oportunidade.

Há casos em que a pessoa precisa de um pseudônimo para proteger sua identidade e manter o máximo de privacidade. Isto costuma acontecer, por exemplo, nos concursos literários, no recebimento de um prêmio, quando os candidatos apresentam suas obras assinadas com um pseudônimo com o objetivo de potencializar a objetividade da escolha do prêmio final ao esconder a real identidade do autor de cada obra.

Por outro lado, no contexto da intimidade familiar, também é possível que os membros da família utilizem um pseudônimo, um apelido carinhoso para referir-se a um dos membros. De outra forma, existem profissionais de destaque do mundo do esporte que também são populares com seus apelidos.

Além disso, existem cantores e cantoras que possuem nome artístico, diferente do nome original. Sem dúvida, a escolha de um bom pseudônimo é essencial em termos de marketing porque o apelido expressa uma mensagem por si só.

Quando uma pessoa utiliza durante muito tempo um apelido, ela se sente vinculada a ele até o ponto de estabelecer uma real identificação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Pseudônimo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/pseudonimo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Pseudônimo