Conceito de Pseudoartrose

PseudoartroseA pseudoartrose é uma complicação apresentada durante o processo de consolidação da fratura de um osso. Consiste na ausência da formação de um novo osso dentro de um período de tempo considerável, o que dificulta a mobilização, traz dor e inclusive deformidade da área localizada.

Após uma fratura ocorre uma série de mudanças que tem a finalidade de reparar o osso. O processo se inicia com a ativação das plaquetas que se encontram no hematoma, estas células se agrupam para formar um trombo ou um coágulo capaz de ativar as células dos ossos, como também os fibroblastos, que são células que produzem o colágeno para que se inicie a formação do calo ósseo, tecido reparador localizado entre as extremidades dos ossos. Estes vão remodelando-se até consertar o defeito e assim adquirir a rigidez normal do osso.

Este processo é realizado por fases e dura várias semanas, estima-se que um considerável calo se forma em 8 semanas. Entretanto, o osso consegue culminar todo esse processo em um tempo estimado de dois anos.

Na pseudoartrose este processo não é efetuado normalmente pelo fato de que as extremidades dos ossos não conseguem soldar-se, permanecendo uma capacidade de movimento entre ambos similares ao que ocorre em uma articulação. Daí vem o nome desta condição: pseudoartrose ou falsa articulação.

Este distúrbio é comum em crianças e quando essas fraturas não são deslocadas, pois em ambos os casos há menos cuidados com o paciente, assim que normalmente sua evolução é mais favorável. Os ossos mais afetados são os longos como o úmero, o fêmur e a tíbia.

Outros fatores que podem ocasionar este distúrbio são as fraturas abertas nas quais acompanham uma infecção, a má imobilização, distúrbios circulatórios locais que comprometem a contribuição de nutrientes, a desnutrição, a carência de vitaminas e minerais, a necrose do osso e a presença de tecidos moles entre as extremidades dos ossos que interferem a formação do calo.

Em geral, a correção desse distúrbio é cirúrgica, além de tratar o problema de base que lhe deu origem, muitas vezes, é necessária a introdução de um enxerto do tecido ósseo do próprio paciente, especialmente do quadril, seguida de uma boa imobilização após a cirurgia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Pseudoartrose. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/pseudoartrose >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Pseudoartrose