Conceito de Prótese Dentária

Aparelho artificial ou elemento que tem a missão de substituir alguma parte do corpo ou de um órgão

A prótese é um aparelho artificial ou elemento que tem a missão de substituir alguma parte do corpo ou de um órgão. Por acaso é justamente ela que é colocada no lugar desse órgão ou da parte que se encontra em falta para que o seu bom funcionamento não ressinta de sua ausência.

Solução frente às deficiências, acidentes e doenças

As próteses são uma grande solução para o avanço da ciência e uma técnica que permite ajudar a pessoa afetada pela falta da parte do corpo em questão e assim poder desenvolver uma vida normal como qualquer outra pessoa.

Alguns acidentes, defeitos congênitos ou doenças podem fazer com que uma pessoa tenha que usar uma prótese.

Elementos dentários especialmente criados para substituir os originais faltantes

No caso particular das próteses dentárias, estes são elementos que o profissional da odontologia coloca no lugar do dente faltante para que desta maneira possa solucionar os possíveis problemas que possa acarretar ao paciente, tais como: uma mastigação mais adequada dos alimentos, uma correta expressão oral e uma terceira vinculada ao estético como melhorar a aparência da pessoa que por causa da falta de um dente dá a impressão de descuido e relaxo.

O técnico em prótese dentária é um artista

O técnico em prótese dentária ou protético dentário é o profissional que dispõe de diversos conhecimentos e capacidades para desenhar e elaborar uma prótese. Este trabalho está submetido às ordens e aos moldes que um dentista indica ao seu paciente.

Sem dúvida, trata-se de um artista dos dentes pelo fato de sua criação ser de extrema funcionalidade, mas também por proporcionar uma aparência estética desejável ao paciente, não destoando dos demais dentes.

Além disso, este profissional recupera os dentes quebrados ou que já se encontram desgastados pelo decorrer do tempo e de uso.

Tipos de próteses

Existem diversos tipos de próteses: as móveis, que o paciente pode extrair e colocar; e as fixas, que são parafusadas e cimentadas e apenas o odontologista pode manipular. Mas há também algumas que são um mix das duas anteriores.

Finalmente, existem também os implantes, estes são colocados após um procedimento cirúrgico e que segundo a maioria dos dentistas são a melhor opção para substituir os dentes faltantes, pois não podem ser retirados e são extremamente fiéis aos originais.

Os implantes tem ganhado terreno e demanda nos últimos anos, no entanto, deve-se destacar que são uma alternativa muito mais cara diante das outras opções que o mercado apresenta.

Foto: iStock, Lighthaunter

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Prótese Dentária. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/protese-dentaria >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Prótese Dentária