Conceito de Proteína

ProteinaAs proteínas são macromoléculas formadas por aminoácidos dispostas em formas de cadeias lineares e que apresentam uma determinada importância na vida dos seres vivos, pois são as responsáveis pela concretização de uma importante quantidade de funções, tais como: estrutural, reguladora, transportadora, defensiva e enzimática. Predominantemente, as proteínas de qualquer ser vivo são determinadas por sua genética e por esta razão é que as mesmas são absolutamente suscetíveis e permeáveis aos fatores externos que acontecem e as afetam diretamente.

Como observamos no início desta análise, as proteínas devem à maioria dos processos biológicos que ocorrem nos seres vivos. Por exemplo, muitos hormônios que regulam a atividade celular, a hemoglobina que tem como principal função o transporte do sangue ou no caso dos anticorpos que tem como principal função defender o corpo da ação nociva de agentes estranhos ou infecções, entre outras.

A ingestão de proteínas em uma medida correta e adequada é fundamental para a sobrevivência de qualquer espécie. Está claro que as pessoas que não apresentam uma dieta adequada e balanceada em matéria de proteínas são as mais suscetíveis a observar uma inteligência reduzida ou retardo mental. As proteínas animais que reúnem todos os aminoácidos essenciais como o leite, os ovos, a carne e em especial a soja.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Proteína