Conceito de Prosopopeia

ProsopopeiaProvavelmente a denominação deste conceito não seja tão comum, entretanto, é uma das figuras retóricas ou literárias mais aplicadas em nossos dias e uma das mais encontradas na literatura.

A prosopopeia consiste em atribuir aos objetos e elementos que não tem vida ou que possuem caráter abstrato, características, ações e até mesmo qualidades próprias das pessoas ou seres com vida.

Por outro lado, a palavra é também aplicada quando se quer advertir que uma pessoa apresenta falta de naturalidade em excesso na hora de expressar-se. Isto é, quando alguém fala difícil ou muito solene diante de um público que não corresponde ou que não pode captar a maneira de como se expressa.

As figuras literárias ou retóricas são maneiras não comuns de usar as palavras de nosso alfabeto, ou seja, essas palavras que utilizamos são seus significados originais, entretanto, quando são lidas acrescentam algumas particularidades do tipo fonético, gramatical ou semântico e assim terminam dando uma volta hiperexpressiva.

Por isso as figuras retóricas abundam o espaço literário, sendo praticamente um elemento distintivo.

No entanto, não é por causa disso que a prosopopeia deixa de ser usada na linguagem coloquial. Ela é uma figura literária de grande aceitação na linguagem corrente.

Este tipo de figura se agrupa em dois grandes conjuntos, por um lado, as figuras de dicção são aquelas que afetam a formação das palavras; por outro lado, as figuras de pensamento são aquelas que afetam o pensamento. Este último grupo e a subdivisão das figuras de ficção pertencem à prosopopeia.

Justamente as figuras de ficção são aquelas que permitem ser apresentadas como as situações reais mais fantásticas.

Vale destacar que a prosopopeia também é chamada de personificação.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Prosopopeia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/prosopopeia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Prosopopeia