Conceito de Proporcionalidade

ProporcionalidadeNa matemática, a proporcionalidade é a conformidade ou proporção (igualdade de duas razões) de uma parte com o todo ou de elementos relacionados entre si, ou mais formalmente, é o resultado da relação entre magnitudes mensuráveis.

No entanto, como conceito matemático que é, destaca-se de tantos outros por ser um dos mais utilizados, ou seja, quase todo mundo conhece sua capacidade e o utiliza em sua vida cotidiana.

Assim, o símbolo matemático que por convenção é utilizado para indicar valores proporcionais é: α.

Uma proporção é formada por A, B, C e D, no entanto, se a razão entre A e B é a mesma que entre C e D, uma proporção é formada por duas razões iguais A:B = C:D; onde A, B, C e D são diferentes de 0 e será lido da seguinte maneira: A é igual a B como C é igual a D.

Vale ressaltar que quando uma razão iguala a outra, de fato, existe proporcionalidade, ou seja, que para ter uma relação proporcional necessitamos dispor de duas razões que sejam equivalentes.

Existem dois tipos de proporcionalidade, uma inversa e outra direta, embora ambas sirvam para resolver os problemas por onde se conhece uma razão e somente um dado da segunda.

Então, duas magnitudes são diretamente proporcionais quando se produz o aumento de uma delas, em dobro, triplo ou quádruplo, as quantidades que correspondem à outra também aumentam nas mesmas quantidades, ou seja, em dobro, triplo e quádruplo.

E ao contrário, duas magnitudes são inversamente proporcionais quando, ao aumentar uma, diminui a outra na mesma proporção.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Proporcionalidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/proporcionalidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Proporcionalidade