Conceito de Promessa

PromessaA promessa é um compromisso que uma pessoa assume com a outra através da palavra ao comprometer-se com o cumprimento de uma ação específica. Existem vários tipos de compromisso, por exemplo, um amigo pode prometer ao outro que não contará um segredo de sua intimidade. Da mesma forma, no dia do casamento se promete fidelidade e respeito ao próximo. A promessa é um gesto de amor a uma pessoa que valoriza, por isso, lhe dá sua palavra.

A promessa é um gesto que surge da liberdade pessoal de quem livremente se compromete a fazer algo específico por outra pessoa. Ela nunca pode surgir da coação externa porque é um ato que vem do fundo do coração.

Em termos emocionais, a promessa pode ter o mesmo valor que um contrato, embora não se confirme. Quando uma pessoa se compromete com a outra, a destinatária dessa promessa leva esse juramento com uma verdade absoluta. Infelizmente, como os seres humanos são imperfeitos e limitados, muitas vezes, as promessas são quebradas. Neste caso, causa desencanto pessoal, tristeza, sentimento de ser traído, pensamento negativo e irritação.

Por exemplo, através da infidelidade uma pessoa casada rompe sua promessa de fidelidade feita no casamento. Antes de fazer uma promessa, é importante ser consciente de que as palavras podem ter consequências diretas, por isso, tem que ser responsável com a expectativa que causa ao próximo. Então, se não está disposto a cumprir com estas expectativas, não deve prometer nada ao outro.

Ser consciente do valor de uma promessa é um ato de maturidade que se adquire através da experiência. As crianças não são conscientes do valor que é prometer algo. De todas as promessas possíveis, a maior expressão de amor é a de um pai para seu filho, pois seu amor é incondicional e é a maior promessa de fé e esperança que se pode dar um filho.

Concluindo, não prometa algo que sabe que não pode cumprir porque uma relação se rompe através das promessas não cumpridas. Em compensação, uma relação se fortalece através de promessas firmes. Uma promessa tem valor de eternidade quando se promete algo para sempre.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Promessa. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/promessa >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Promessa