Conceito de Projeto de Vida

enjoying the life togetherO projeto de vida é um plano traçado, um esquema vital que se encaixa na ordem das prioridades, valores e expectativas de uma pessoa que sonha com seu próprio destino e decide viver como quer. Este projeto de vida está vinculado de forma direta com a felicidade porque o que o coração humano deseja de verdade é gozar a vida de forma plena. Em essência, este projeto de vida inclui os planos que acrescentam bem-estar a uma pessoa que é consciente daquilo que quer e luta para conseguir.

O projeto de vida traçado previamente a nível teórico nem sempre se encaixa como um quebra-cabeça na ação prática, uma vez que a vida não pode ser controlada cem por cento. Porém é importante que a pessoa saiba o que realmente quer e o que a satisfaz. Do contrário, surge a insatisfação interior, o mal-estar e a tristeza de não aproveitar bem o tempo que se tem.

O importante é ter um projeto com objetivo, não importa se a data prevista for cumprida ou não, o fundamental é delinear um projeto pessoal porque isso envolve desafio, crescimento e um olhar para frente, algo que sempre traz benefícios para o desenvolvimento pessoal.

O projeto de vida é individual, no entanto, existem momentos em que o projeto de uma pessoa se cruza com o caminho da outra. Assim acontece, por exemplo, no caso do casamento. Quando dois projetos de vida não são compatíveis surge um problema difícil de conciliar. Isto é, se um dos dois quer casar na igreja e o outro não, se um quer ter filho e o outro não, quando se opta por estilo de vida mais materialista enquanto o outro tem valores mais espirituais, então, não existem pontos em comum e é difícil de encontrar uma forma para unir pessoas tão diferentes.

Porém quando ambos coincidem, há uma unidade no pensamento de projetar uma vida em comum: casar, comprar uma casa, ter filhos, etc. Neste sentido, o objetivo é ampliar o projeto de vida que se constrói com a outra pessoa, não de forma individual, mas de forma compartilhada.

Um projeto de vida é tão importante que até pode motivar uma crise pessoal numa pessoa que atinge uma determinada idade e percebe que ainda não alcançou o que havia sonhado e planejado. Então, é importante destacar que uma crise neste sentido pode ser boa porque marca um reajuste interno para poder tirar suas próprias conclusões e ajudar a mudar positivamente.

Vale lembrar que qualquer momento da vida é propício para cumprir os verdadeiros sonhos do coração e apostar na felicidade. Para definir um projeto de vida em curto prazo, é importante pensar aonde se quer chegar dentro de um ano e visualizar sua posição ideal. Muitas vezes, a aventura vale a pena.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Projeto de Vida