Conceito de Profissionalismo

ProfissionalismoO termo profissionalismo é utilizado para descrever a todas as práticas, comportamentos e atitudes regidas pelas normas pré-estabelecidas de respeito, seriedade, objetividade e efetividade na atividade desempenhada. O profissionalismo é a consequência direta de ser um profissional, um indivíduo que tem uma profissão particular e que a exerce de acordo com as pautas socialmente estabelecidas. As pautas de profissionalismo são bem variadas e vão desde aspectos físicos e de aparência (tais como vestimenta) até atitudes morais e éticas (tais como o cumprimento do dever em qualquer situação e realidade).

A noção de profissionalismo está relacionada com a profissão. A profissão é um tipo de ofício adquirido de maneira legítima por uma pessoa após realizar uma carreira de estudo ou trabalho que lhe proporcione capacidades, conhecimentos e habilidades específicas para a atividade escolhida. A atitude de profissionalismo, de atuar como um profissional significa que na hora de exercer essa tarefa ou atividade, a pessoa se desempenhe de acordo com os parâmetros especificamente estabelecidos, como também de acordo com os parâmetros gerais de conduta e moral.

Entretanto, o profissionalismo também pode existir no caso de pessoas que não tenham uma profissão legal e oficial, mas que ainda assim demonstram características importantes de respeito, compromisso, entrega e seriedade no que fazem.

O profissionalismo é, sem dúvidas, uma das características mais procuradas na hora de arrumar um emprego, mas ao mesmo tempo pode ser difícil de medir em termos quantitativos. Evidentemente, há alguns elementos que podem ser claramente indicados como falta de profissionalismo, tais como o atraso, a linguagem agressiva e formas de comunicação ou manuseio inadequado, falta de compromisso com a atividade, aparência não apropriada, estabelecimento de vínculos afetivos com colegas ou clientes quando isto não é permitido, etc.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Profissionalismo