Conceito » Processo

Conceito de Processo




ProcessoDefinimos o termo processo como sequencia de acontecimentos interligados que estão relacionados entre si, que em cada etapa consumem recursos vários para converter uma ou mais matérias primas em um elemento final. Como exemplo podemos fazer referência ao processo de produção de um determinado veiculo no qual se utilizam vários materiais como ferro, aço inoxidável, cobre e alumínio, plástico, etc. A formação do veículo terminado se faz mediante um processo de montagem.

Também se define processo como o manejo continuado de documentos, registros, notas em geral, seguindo uma sequência de medidas adequadas e similares entre si e como exemplo podemos perfeitamente citar um processo jurídico onde se ligam entre si vários tipos de informação para se ter uma conclusão confiável no final de todo o processo. Podemos dar como exemplo um processo judicial aonde estão presentes: um juiz, advogados, réu, testemunhas e em alguns casos, os jurados. Todo o julgamento, que é um processo, está baseado nas informações estudadas nesse processo que foi elaborado de acordo com toda a informação que se foi recebendo ao longo desse processo.

O termo processo também se utiliza como verbo, o que significa levar a cabo uma série de operações baseadas em um conjunto de dados, como pode ser um processo informático quando se refere a um equipamento de CPU quando processa uma informação recebida de programas informáticos.

O tempo de um processo pode variar de acordo com a tipologia de análise do mesmo. Pode-se terminar um processo em poucos segundos ou encontrar-nos com processos que durem muitos anos. Um processo para ser concluído depende da matéria prima que se proporciona ao mesmo e que, sem essa matéria prima, dificilmente um processo de legitimidade, tanto construtivo, como um processo judicial citado aqui também, pode ter uma realização ou uma finalização que conclua com bons resultados finais.

Outro exemplo de processo pode ser um processo de comunicação. Para realizar um processo comunicativo, os meios são iguais aos outros tipos de processos, como por exemplo podemos citar que para comunicar-se um cidadão brasileiro que fala português com um espanhol, pelo menos um dos dois deve ter conhecimento do idioma do outro para que o processo comunicativo se realize.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)