Conceito de Processador (informática)

ProcessadorO processador é um complexo de circuitos existente nos sistemas informáticos que configura a unidade central de processamento ou CPU. Tipicamente, um processador ou microprocessador faz parte de qualquer computador ou de equipamentos eletrônicos digitais e é a unidade que serve como "motor" de todos os processos informáticos desde os mais simples até os mais complexos.

O processador é reconhecido em um computador como dispositivo de hardware que apresenta diversas qualidades e tipos, e por outro lado, o conceito lógico em termos de unidade central de processamento ou CPU é entendido como "cérebro" do sistema.

O processador de hardware costuma ser uma placa de silício de diferente tipo integrado por inúmeros transistores em conexão entre si. Um microprocessador típico é composto de registros, unidades de controle, unidade aritmético-lógica e outras.

O funcionamento de um processador é realizado através de diferentes passos que combinam instruções armazenadas em código binário. Primeiro, o sistema lê as instruções da memória, em seguida, envia para o decodificador, que determina do que se trata e quais são os passos a seguir. Posteriormente, a instrução é executada e os resultados são armazenados na memória ou nos registros.

Existem diferentes tipos de processador, cada um deles com características e capacidades diversas de acordo com as necessidades e interesses do usuário. Os processadores são uma das unidades de um sistema informático mais atendido pelas empresas desenvolvidas de software e hardware, pois de sua velocidade, eficiência e rendimento depende o correto funcionamento de todo o equipamento.

Entre as marcas que desenvolvem processadores estão: Intel, AMD, Cyrix, Motorola e outras. A Intel é talvez, a mais reconhecida mundialmente; seus desenvolvimentos fazem parte de equipamentos de todo mundo, tanto de pequena envergadura como grandes sistemas informáticos. Seu slogan "Intel Inside" é muito popular, pois está presente em qualquer sistema que disponha deste tipo de processadores e para muitos é garantia de qualidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Processador (informática). QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/processador-informatica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Processador (informática)