Conceito de Processador de Texto

Processador-de-TextoO processador de texto é um programa informático basicamente utilizado para escrever em um computador. O processo é um conjunto de fases pelas quais passa um produto para ser consumido. Com as letras ocorre o mesmo, não podem ser escritas se não forem processadas ou modificadas do ponto de vista de quem escreve para serem válidas antes de apresentar.

Para processar palavras usamos um processador de textos. Existem muitos no mercado, dos quais o mais famoso é o processador da Microsoft, o Word. Um processamento de palavras significa dar forma, tamanho, largura da linha, tipo de letra, cor, etc. Todas elas servem para dar forma às palavras que escrevemos em um texto. Além do Word, que é o mais usado, existem outros, porém como menos opções de edição de texto. O processador de texto já dever vir com seu idioma de uso instalado e assim utilizar uma de suas opções mais úteis que é corretor ortográfico.

Devido a muitos processadores de texto existentes no mercado, é difícil que um texto seja compatível com o outro. Inclusive as várias versões do Word não são compatíveis entre si, e isso de deve por causa das versões mais modernas do Word terem certas funções que as antigas não reconhecem.

É conveniente instalar um adicional no processador para poder salvar um trabalho em formato pdf (portable document format). Desta maneira, o documento não pode ser modificado pela pessoa que recebe, mas poderá ser lido normalmente. Além disso, o processador de texto permite editar as letras e ajustar o documento que está sendo trabalhado, como por exemplo, visualizá-lo maior ou menor segundo nossa vontade. Os processadores de texto mais modernos permitem também a tradução de textos a outros idiomas, desde que seja devidamente instalado.

Uma das funções mais úteis hoje em dia é a possibilidade de recuperar arquivos de texto que por algum motivo foram apagados do disco rígido. A partir do Windows 7 existe uma função chamada shadow copy, que permite a recuperação da versão anterior de qualquer documento perdido ou apagado por engano.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Processador de Texto. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/processador-de-texto >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Processador de Texto