Conceito de Problema

ProblemaDependendo da matéria de estudo, existem vários tipos de problemas. Na área da matemática, um problema significa uma pergunta sobre objetos e estruturas que necessitam de uma explicação e demonstração (quem ainda não teve um problema com a matemática na época escolar?). Eles podem ser de cálculo, álgebra, geometria e não algorítmicos.

Por outro lado, existe o problema didático, muito utilizado na escola, que serve para aluno aperfeiçoar seu raciocínio e alcançar uma solução lógica através da matemática. Exige o seguimento de três passos fundamentais: primeiro compreender o problema; em seguida, abstraí-lo e substituir por uma expressão matemática; e por último, chegar ao resultado. Estes princípios são aplicados para a resolução de outros problemas relacionados às ciências exatas como a física e suas inúmeras variantes, ou então na química e na bioquímica. Vale reconhecer que os simples problemas escolares da infância têm o mesmo significado e mecanismo do que a resolução das complexas equações que permitem voar em uma nave espacial ou definir as leis da macroeconomia de uma nação.

Socialmente, o problema pode ser um assunto pendente que após ser solucionado, traz benefícios à sociedade através de mais produtividade, menos conflitos e melhor qualidade de vida. Os problemas sociais têm apresentado diversos momentos acumulados e críticos ao longo da história da humanidade e que desencadearam em vários conflitos, inclusive guerras e outras aberrações, cujo resultado final em muitos casos não tem sido a solução de problemas, mas sim a geração de novos problemas.

Na religião e na filosofia, o conceito de problema está muito presente. Na religião, existe a contradição entre dois dogmas, com o problema da existência de um Deus bom e de um diabo mau. Este tipo de problema foi analisado por filósofos do porte de Tomás de Aquino, que definiu o mal como uma entidade não existente, mas que pode ser entendida como a negação do bem, da mesma forma que não se pode definir a escuridão ou o frio com elementos nosológicos, mas com as respectivas ausências de luz e calor. Dentro deste contexto, na filosofia, o problema pode ser entendido como tudo aquilo que perturba a paz e a harmonia de quem sofre. Esta concepção de problema é característica das visões integradoras ou holísticas, como ocorre com as escolas filosóficas da Ásia, especialmente na Índia.

Portanto, a versatilidade do conceito "problema" atravessa as mais variadas áreas da ação e do conhecimento humano. Entretanto, existem muitos problemas que carecem de uma solução específica.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Problema