Conceito de Probabilidade

ProbabilidadeA probabilidade é a possibilidade que existe entre várias, na qual um fato ou condição pode acontecer. Então, a probabilidade mede a frequência com que se obtém um resultado em oportunidade da realização de um experimento sobre o qual se conhecem todos os resultados possíveis graças às condições de estabilidade que o contexto estabelece com antecedência.

A grande aliada da probabilidade é a chamada teoria da probabilidade, pois graças ao que ela explica e afirma, é que os seres humanos podem antecipar-se a que alguns acontecimentos potenciais ocorram finalmente.

A teoria da probabilidade é um modelo matemático que trata de analisar os fenômenos aleatórios; isto significa o contraste sobre os fenômenos já determinados, que são aqueles em que o resultado do experimento que se realiza, atendendo a certas condições, produza um resultado único e previsível, que serão repetidos quantas vezes forem necessárias, desde que se respeitem as mesmas condições.

Talvez isto possa parecer bastante abstrato em nossa vida cotidiana, entretanto, a probabilidade está absolutamente imersa em nosso dia a dia, como parte integrante de uma sociedade ou comunidade, pois na análise de riscos e no comércio de matérias primas, a probabilidade tem uma incidência e uma importância vital.

As questões relacionadas ao cuidado com o meio ambiente ou com a propensão aos ataques exteriores que podem ser recebidos de algum país vizinho podem ser o objeto de uma medida probabilística em algum momento. Neste sentido, a aplicação dos modelos informáticos permitiu no quadro das políticas sensatas e em longo prazo, incluir as variáveis mais inesperadas no cálculo da probabilidade de um acontecimento. Por exemplo, quando se planeja o resultado de uma colheita, costuma-se considerar na razão das probabilidades a superfície a semear, o tipo de semente, a quantidade de trabalhadores...

Neste contexto, surge uma ideia moderna, muito aplicada por várias ciências, de igualar a ideia de probabilidade com o conceito do risco. Isto pode parecer alarmante, mas é um fenômeno muito comum na medicina. Assim, podemos saber que uma pessoa fumante, que tem colesterol elevado e não realiza atividade física tem maior probabilidade (ou seja, maior risco) de sofrer um infarto de miocárdio ou um acidente cerebrovascular. Através da aplicação da teoria da probabilidade, podemos saber que é necessário investir um grande esforço em combater o tabagismo e promover uma vida sadia para reduzir a taxa de problemas cardíacos e evitar complicações da saúde em longo prazo.

Assim vimos que a ideia de probabilidade faz parte do dia a dia, desde o simples fato de atravessar uma rua e definir seus riscos, até o complexo planejamento de uma viagem pelo espaço.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Probabilidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/probabilidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Probabilidade