Conceito de Proatividade

ProatividadeA proatividade é uma das qualidades mais valorizadas nas empresas quando um funcionário tem a capacidade de contribuir com suas próprias ideias, tomar a iniciativa, ser autônomo e independente na tomada de decisões. O trabalhador pró-ativo é aquele que se opõe a quem adota uma atitude passiva diante de um trabalho diário e se limita a cumprir unicamente as instruções do chefe. A proatividade mostra a maturidade profissional de um trabalhador motivado que trabalha da maneira autônoma em função dos resultados.

A proatividade é mostrada inclusive numa entrevista de trabalho no momento em que um candidato pró-ativo aproveita a ocasião para fazer suas próprias perguntas e ter mais informação sobre o cargo que pretende. Em compensação, um trabalhador passivo não se atreve a fazer perguntas por medo de errar ou de dar-se mal. Os trabalhadores pró-ativos são pessoas seguras de si mesmas que tem a autoestima alta, sabem o querem e defendem suas ideias de forma assertiva. Para um trabalhador pró-ativo, o fato de delegar se torna algo simples porque são profissionais competentes.

A proatividade é uma qualidade que vai além do trabalho e que também pode ser treinada em outras áreas da vida, por exemplo, no plano pessoal. Em uma relação de casal, uma pessoa pró-ativa é aquela que toma a iniciativa nos planos para surpreender a outra, não fica na expectativa da proposta alheia e mostra a verdade na relação de acordo com suas ilusões e desejos.

Ser pró-ativo pode ser gratificante em qualquer área da vida, pois quanto maior sua felicidade, melhor pode sentir-se consigo mesmo e investir no próprio bem-estar. Em compensação, quando uma pessoa se posiciona no papel de espectador, renuncia àquilo que realmente deveria ter: ser protagonista e lutar pelos verdadeiros desejos de seu coração, pois a vida é única e o tempo é limitado.

Seja pró-ativo para lutar por seus objetivos e perseverar até o fim. Não cometa o erro de dar-se por vencido diante do primeiro obstáculo. A proatividade está vinculada com as habilidades sociais, com a autoestima, com a motivação intrínseca de quem não precisa seguir constantemente as sugestões externas, como acontece em termos acadêmicos quando um professor orienta seus alunos em processo de formação contínua. Uma pessoa pró-ativa tem muitas preocupações e sabe o que quer.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Proatividade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/proatividade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Proatividade