Conceito de Princípios

principiosA pedido da ética, os princípios são aquelas normas ou regras que servem para orientar o comportamento de um ser humano. Isto é, os princípios consistem em normas gerais, universalmente estendidas a qualquer comunidade, cultura, como ser: não cair na mentira, respeitar e amar ao próximo, respeitar a vida, não exercer violência com nada nem ninguém, dar a mão a quem mais necessita sem esperar receber nada em troca, entre outros.

Os princípios não são simplesmente a exteriorização dessas coisas que o ser humano necessita para desenvolver-se de acordo e feliz, no entanto, eles têm um alcance universal e que estão presentes na maioria das doutrinas religiosas de nosso planeta.

O ser humano tem descoberto ao longo dos anos e das experiências vividas diversas questões prejudiciais, manifestadas em comportamentos e em ações, que podem afetar sua vida, seu ambiente e o mundo em geral, e é por isso, que tem decidido codificá-las para que tanto ele como o resto das pessoas as respeitem e seja possível viver num mundo agradável. O estender a mão a quem necessita demonstra que ajuda a sair mais rápido de uma crise, portanto, com este ato, o homem, o tornou um princípio ético e tem sido imitado por outros, dado o sucesso do resultado. O não cumprimento obviamente implicará uma falta ética.

Enquanto isso, esse valor ou postulado que expressa o princípio será levado em conta, como um guia, pela pessoa, na hora de desenvolver esta ou aquela ação porque contem exatamente sempre aquilo que é considerado socialmente como bom e como correto.
Cada indivíduo de acordo com sua educação e sua experiência terá seus próprios princípios que entrarão em jogo cada vez que sua consciência exigir, mas também, acompanhando a isto estão os princípios éticos que são os que compartilhamos com o resto da sociedade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Princípios