Conceito de Prestação de Contas

Apresentação do estado financeiro e econômico de uma empresa, entidade pública ou pessoa qualquer

A prestação de contas é uma ação realizada na área da economia e das finanças, pública ou privada, que consiste na apresentação de um relatório que mostra os movimentos financeiros ou econômicos de uma empresa, de uma entidade pública ou de um indivíduo durante determinado período de tempo.

Uma obrigação que todos devem respeitar, especialmente, os órgãos estatais

A prestação de contas é uma obrigação que todos os órgãos, indivíduos e empresas devem respeitar, pois através dela é possível detectar se existe algum tipo de manobra em matéria de números ou finanças.

Os balanços e os relatórios são formas de prestação de contas

Quando se trata de um órgão público, ou seja, administrado pelo estado, o compromisso de manter as contas claras e em ordem é ainda mais obrigatório porque o estado trabalha como o dinheiro dos cidadãos que tributam seus impostos, por isso mesmo que nesse tipo de caso a prestação de contas é obrigatória e deve estar sempre em dia e em devida forma.

Dever do responsável de cada setor estatal prestar contas do dinheiro arrecadado

Os governos possuem em seus orçamentos muito dinheiro devido à contribuição dos impostos arrecadados com os cidadãos. No entanto, todos os anos são destinados uma boa quantia de dinheiro às diversas carteiras ministeriais e áreas do estado. Por isso, é dever do responsável de cada setor estatal prestar contas no final de cada ano e especificar as tarefas ou ações realizadas com o dinheiro recebido.

Uma maneira de descobrir desvios de fundos, atos de corrupção

A prestação de contas é uma maneira de saber se houve desvio inapropriado de fundos e se o dinheiro atendeu as prioridades que lhe cabiam, por isso que sua ação é tão importante.

O mesmo acontece com uma empresa. Por exemplo, o responsável em administrar o dinheiro da empresa deve realizar uma prestação de contas ao dono ou aos sócios da companhia para que os mesmos possam estar cientes da situação da empresa, se o dinheiro foi bem usado, se houve alguma falta, entre outras questões que podem ser conhecidas através da prestação de contas.

Foto: iStock, andresr

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Prestação de Contas