Conceito de Pressão atmosférica

Pressao-atmosfericaA pressão atmosférica é conhecida como uma pressão que o ar exerce em qualquer ponto da atmosfera. Embora quando se fale deste tipo de pressão se refere à pressão atmosférica que ocorre sobre o planeta Terra, e a mesma questão pode estender-se a outros planetas e inclusive satélites.

O valor médio da pressão da atmosfera terrestre é de 1.013.25 hectopascais ou milibares ao nível do mar, que é medida em uma latitude de 45 °.

Então, quando o ar está muito frio, o que acontece com a atmosfera é que ela diminui e aumente a pressão levando a um estado de estabilidade, dando lugar ao que chamamos de anticiclone térmico e, ao contrário, quando o ar está muito quente e aumenta, a pressão diminui e provoca o que conhecemos como instabilidade, formando um ciclone ou tempestade.

Mas também ocorre algo que esporadicamente não acontece com frequência porque apresentam diferentes densidades e tanto o ar quente como frio se misturam, porém quando ambos se encontram na superfície, o ar frio empurra o ar quente para cima fazendo com que a pressão diminua e apareça o fenômeno da instabilidade. E ao contrário, quando o encontro entre ambos os ares acontece na altura, diminuem a convergência dinâmica, gerando um aumento de pressão e provocando a estabilidade na atmosfera.

Em relação às origens do termo e dos estudos e investigações realizadas a respeito desta questão, na antiguidade, muitos sábios se perguntavam, embora sem ter em suas mãos os elementos corretos sobre o tema, entretanto, recentemente em fins do século XVII o experimento pode ser finalmente provado.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Pressão atmosférica