Conceito de Premissa

PremissaNa área da Lógica, a premissa significa uma suposição que serve de base para um raciocínio que levará a uma conclusão. A premissa é uma expressão linguística que pode afirmar ou negar alguma situação ou questão, e que pode ser verdadeira ou falsa.

Um argumento pode estar integrado por uma única premissa com vários impactos ou então por mais de uma premissa. No caso do silogismo ordinário, o mesmo está composto por uma premissa maior que contém um termo maior e o predicado da conclusão, já a premissa menor contém o termo menor e o sujeito da conclusão, como por exemplo, um argumento para determinar uma premissa seria: todos os seres vivos possuem a capacidade de reproduzir-se, esta é a premissa maior; assim todos os seres humanos são seres vivos, esta é a premissa menor. Portanto, todos os seres humanos são capazes de reproduzir-se e isso significa a mesma conclusão.

No caso do raciocínio indutivo (que vai do particular para o geral), a conclusão chega através de uma generalização, partindo de uma premissa particular. Por exemplo, Maria é enfermeira e muito boa profissional. Joana também é enfermeira e então é muito boa profissional. Por indução se conclui que todas as enfermeiras são boas profissionais.

Existem alguns casos que para chegar à conclusão de um determinado raciocínio é necessário abrir mão de premissas subsidiárias, que proporcionam informação adicional sobre a proposta que se refere a uma premissa maior ou menor. Um exemplo seria partir do contrário que se pretende demonstrar, pois quando se deduz um absurdo de uma suposição, então, podemos afirmar que há uma conclusão sem problemas.

Por outro lado, também se chama de premissa às ideias que são tomadas como base de um raciocínio, bem como o sinal ou o indício através do qual é possível conhecer ou deduzir algo

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Premissa