Conceito de Predomínio

predominioO predomínio mostra a abundância de algo sobre um determinado grupo de pessoas ou na vida de uma pessoa em particular. Por exemplo, em termos de felicidade pessoal, é importante que na vida de um indivíduo predominem as emoções agradáveis como a alegria, a ilusão, a esperança, o otimismo, a confiança em si mesmo, entre outras, frente a sentimentos desagradáveis como a tristeza, o desespero, a pena, a apatia, a angústia existencial, etc.

Da mesma forma, os especialistas recordam a importância de optar por uma vida marcada pelo predomínio de pensamentos positivos, que são aqueles que produzem bons sentimentos em relação aos pensamentos negativos e que produzem sentimentos como a ansiedade, o medo, a raiva, etc.

No balanço da felicidade deve predominar o bem contra o mal para que as sensações do coração sejam gratificantes. Entretanto, existem fases da vida em que se altera a ordem dos fatores. Fases difíceis de ser encarada como a morte de um ente querido, a dispensa de um trabalho, uma maré de azar, entre outras.

Para ter uma boa qualidade de vida é importante cuidar de tudo aquilo que o rodeia para que predomine em sua vida as relações pessoais de qualidade diante das relações superficiais. Também deve predominar o amor como um mecanismo de verdade existencial, por isso, as pessoas devem colocar em prática a solidariedade.

Tudo que predomina em sua vida marca uma tendência, ou seja, uma direção concreta de sua existência. Então, cuide de sua vida e de si mesmo para que em sua existência predomine a beleza como sinônimo de bondade e perfeição. Em sua vida deve predominar a verdade sobre a mentira, a solidariedade sobre o egoísmo, a ilusão sobre o desencanto e a vontade de viver sobre a apatia.

Normalmente, os especialistas medem em termos estatísticos diferentes aspectos sociais, neste caso, em toda estatística há algo que predomina frente a outros elementos. O elemento que mais predomina é o que tem uma porcentagem de possibilidades mais elevada. O predomínio mostra uma tendência social concreta, um mapa da realidade desse momento.

Quando algo predomina também é efetivo analisar a causa que existe por trás desse fato para poder obter uma explicação mais profunda e poder estabelecer mudanças. Sem conhecimento de causa não se pode atuar de forma efetiva sobre o efeito concreto que se produz.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Predomínio