Conceito de Precoce

precoceO termo precoce é empregado para dar conta daquilo que é prematuro, cedo ou que acontece antes do previsto. A palavra costuma aplicar-se com frequência às seguintes questões: um fruto, um processo e uma pessoa. Quando se aplica a um fruto entram em vigência referências como cedo e prematuro; no entanto, quando se está ante um processo qualificado de precoce, implicará que o mesmo tem aparecido antes do habitual.

E quando se emprega associado a uma pessoa, significará que a mesma, de pouca idade, mas apresenta qualidades e atitudes que são mais frequentes em uma idade mais madura. Por exemplo, quando um menino muito pequeno apresenta um talento especial para uma determinada atividade que não é considerada própria de sua idade, tal é o caso de interpretar uma peça musical em piano, se falará de seu talento precoce.

Por outro lado, na Zoologia, denominam-se espécies precoces àquelas nas quais os filhotes são capazes de realizar funções próprias de um adulto, praticamente a partir do momento que nascem e sem que medeiem práticas ou ensinos. No entanto, esta situação de precocidade implicará que o filhote não precisará de demasiado cuidado por parte de sua mãe e que poderá ser acoplado às atividades que desenvolvem os adultos aos poucos dias de nascidos. Esta situação é frequente em animais como os cavalos e as ovelhas.

Já no âmbito da saúde sexual, chama-se ejaculação precoce à falta de controle que tem um homem sobre o reflexo ejaculatório. Trata-se de um transtorno na fase do orgasmo durante a relação sexual e que atualmente afeta entre 25 e 40 % dos homens.

A estimulação precoce será o conjunto de ações desenvolvidas por um profissional e destinadas a melhorar as capacidades do recém nascido, lactante ou criança no qual se tem detectado cedo um problema no desenvolvimento. Este tipo de estimulação que trata de conseguir intervir no problema em questão e nas necessidades da criança de um modo muito direto. Trabalha conjuntamente com os familiares da criança para que a recuperação seja bem mais rápida.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Precoce. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/precoce >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Precoce