Conceito de Pré-consciente

O conceito pré-consciente foi criado pelo psicoanalista Sigmun Freud, um dos pensadores que refletiu de maneira mais profunda sobre a psique humana. Freud esclarece que a mente está composta por três planos interdependentes: o plano pré-consciente, o nível inconsciente e o plano consciente. Estes três conceitos da mente humana definem as três esferas dos processos psíquicos.

O pré-consciente se difere entre o inconsciente e o consciente

O pré-consciente é a parte que se encontra no meio do caminho entre o inconsciente e o consciente. Ou seja, é a parte da mente que acumula informação suscetível para alcançar a parte consciente, pelo contrário, existem detalhes de informação que podem perder-se no plano do inconsciente.

Esta estrutura de três partes da mente humana foi a primeira teoria da psique humana desenvolvida por Freud.

Informação censurada

O lado inconsciente é aquele que guarda a informação que ficou reprimida, são traumas que mostram feridas emocionais censuradas pelo sujeito e silenciadas em seu interior. Na parte inconsciente da mente humana, existem muitas lembranças e vivências adormecidas que causaram algum conflito emocional importante para o sujeito.

Freud foi um dos primeiros pensadores a refletir sobre o ser humano, sobre como o homem pode colocar em prática a introspecção e querer descobrir sua verdade mais profunda. Contudo, ele sabe que nunca poderá conhecer-se absolutamente e que sempre enfrentará a informação do desconhecido.

A complexidade da mente humana

A parte consciente é mais visível da mente humana, é o lado da realidade que contém a informação mais acessível do sujeito. Este lado perceptível se contrasta com o outro lado da mente: o inconsciente mostra a oposição daqueles elementos que são difíceis de decifrar.

A pessoa se sente cômoda quando reflete sobre os aspectos da consciência que pode ter acesso de modo objetivo e também daqueles que pode compartilhar com os demais.

Além das críticas que poderia receber a teoria do psicanalista Freud é muito importante e merece ser valorizada pelo trabalho positivo que implantou. Freud foi o pensador que mais evidenciou a complexidade da mente humana e o processo de autoconhecimento do homem.

Imagem: iStock, agsandrew

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Pré-consciente