Conceito de Prazer

O prazer é o gosto, a satisfação ou a sensação agradável que um individuo sente à respeito da realização de alguma atividade. Para mim é realmente um prazer recebê-los com esta comida. Também, a palavra prazer é empregada para expressar diversão y entretenimento. “Se trata de uma viagem de prazer na qual me desliguei por completo das minhas obrigações”.

Por tanto, o prazer resulta ser sempre uma sensação ou sentimento de tipo positivo, porque quem a viva ou sinta, manifestará uma situação de agrado e de euforia.

Normalmente, o prazer aparecerá em nossas vidas uma vez que se tenha satisfeito de maneira plena alguma das necessidades básicas do nosso organismo, por exemplo, a sede com alguma bebida, a fome a partir de una comida apetitosa, ou qualquer outra necessidade que é boa não deve ser considerada como básica mas que de todas maneiras reporta uma situação de satisfação plena para, por exemplo, a alma ou o intelecto, como é o descanso, para resistir ao sono e a fatiga, o sexo, para a libido, o entretenimento para o aborrecimento, conhecimentos científicos ou não científicos para a satisfação da ignorância, a curiosidade e o desenvolvimento do espírito e diversos tipos de artes para satisfazer a necessidade de cultura.

Então, nos encontramos com diferentes tipos de prazeres: prazer físico ( procede o deleite de condições vinculadas aos órgãos do sentido), prazer psíquico (procede da satisfação que gera no individuo a recordação daquilo que foi divertido, engraçado), prazer estético (procede da contemplação do belo), prazer intelectual (produzido através da ampliação dos conhecimentos), prazer lúdico (resulta da prática de jogos), prazer emotivo (surge do amor, da amizade, dos afetos familiares) e prazer da contemplação (produzido durante a contemplação de algo belo, assombroso, insólito).

Quando nosso organismo se encontra experimentando qualquer tipo de prazer é comum estarem presentes as seguintes substâncias: endorfinas, dopamina, serotoninas e oxitocinas.

Por outro lado, a expressão aprazer é usada frequentemente para se referir à total satisfação no que diz respeito a alguma coisa ou que não existe impedimento ou obstáculo algum para a realização de tal ou qual ação. Pode pintar aprazer no meu escritório, não existe nada que se danifique.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Prazer