Conceito de Prática Social

Pratica-SocialTodo ser humano que vive integrado no contexto de um grupo social faz parte de uma sociedade marcada por uma cultura. E toda cultura tem suas próprias regras, ou seja, condutas habituais que têm um significado concreto dentro dessa cultura, mas que não tem valor em outro grupo cultural. Desta forma, podemos falar de práticas sociais para referir a este tipo de comportamento social aceito por um grupo de indivíduos. Em certas ocasiões, existe a oposição, uma prática social que é válida para uma cultura pode ser recusada por outra.

Este aspecto mostra como tem influência a percepção pessoal e a educação recebida. As práticas sociais mostram o poder da tradição transmitida de geração em geração. Para que uma prática social se consolide é importante a passagem dos anos. Entretanto, isso não significa que uma prática social seja eterna se levarmos em conta que existem costumes que chegam ao fim porque no contexto atual são interpretados com uma perspectiva totalmente diferente.

Cada sociedade tem seus próprios códigos, ou seja, suas práticas sociais contribuem momentos de ilusão e vivências especiais aos cidadãos. Do ponto de vista emocional, é muito gratificante viajar com frequência para conhecer outras culturas, uma vez que é um hábito positivo para deixar a mente mais aberta, ou seja, para descobrir que não existe uma única forma de fazer as coisas e sim pontos de vista diferentes. Aprender sobre as outras culturas é um bom exemplo de superação pessoal para interiorizar valores que acrescentam bem-estar além de suas origens.

Conhecer uma sociedade significa atender seus costumes, tradições e festas. Estes fatores externos interagem de modo individual em cada ser humano que faz parte de um grupo. Sem dúvida, um homem em particular pode ser contrário ou estar a favor das tradições. É positivo ter um critério pessoal para refletir sobre as práticas sociais de maneira externa, uma vez que, algo não precisa ser válido pelo simples fato do que a maioria faz.

Como conclusão, vale lembrar que as práticas sociais se referem à forma que uma sociedade se estrutura através de normas e costumes. Estas tradições trazem sentido de grupo a uma comunidade unificada. Essas práticas sociais mostram precisamente que o ser humano é social por natureza.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Prática Social