Conceito de Pragmática

O estudo da linguagem ajuda a compreender melhor o ser humano, pois sua capacidade comunicativa é uma das suas maiores fortalezas, além de uma clara mostra de humanidade pessoal. É uma capacidade que se conecta com a natureza espiritual do ser humano. A filosofia da linguagem é uma disciplina que estuda de forma direta este objeto de estudo, um ramo da linguística como a pragmática de áreas bem mais específicas. Para aprofundar o valor da comunicação e da linguagem, é importante precisar que o significado de uma oração não tem valor por si só, mas que pode ser mais bem compreendida fazendo referência ao contexto desta mensagem.

Definitivamente, a pragmática estuda as normas gerais que regem o uso da linguagem dentro do processo de comunicação interpessoal entre um emissor e um receptor. Deste modo, deve-se levar em conta a intenção do emissor em enviar uma mensagem ao seu receptor, como também a interpretação que um destinatário faz de uma oração. Deste ponto de vista, para compreender melhor o significado de uma oração, é essencial fazer referência a outros elementos extralinguísticos. A mesma mensagem pode ter uma interpretação diferente da outra dependendo do contexto que acontece.

As noções básicas que valorizam a interpretação de uma mensagem são: o remetente ou emissor (aquele que envia a mensagem), o receptor ou destinatário (aquele que recebe a mensagem), a intenção comunicativa de expressar uma mensagem, o contexto verbal com o qual se produz essa mensagem em uma situação específica. Frequentemente, durante a interpretação de uma conversa cotidiana não são levados em conta todos esses fatores ocasionando mal-entendidos.

Por exemplo, uma pessoa não pode fazer uma má interpretação de uma mensagem que recebeu por parte de um ouvinte simplesmente porque teve pressa e não prestou devidamente a atenção necessária, portanto, não escutou a mensagem como deveria ser. Existe uma grande diferença entre ouvir e escutar. Outro erro possível na comunicação é fazer suposições pessoais que não foram contrastadas.

Enfim, a pragmática mostra que devemos ir mais além de uma interpretação literal de uma frase para aprofundar o valor da mensagem e valorizar todos os aspectos descritos anteriormente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Pragmática. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/pragmatica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Pragmática