Conceito de Posto de trabalho

Posto-de-trabalhoEntende-se por posto de trabalho ao espaço ocupado por uma pessoa em uma empresa, instituição ou entidade qualquer que desenvolva algum tipo de atividade ou emprego para poder ganhar a vida e receber um salário digno. O posto de trabalho também é oferecido e procurado em classificados.

A noção de posto de trabalho tenha começado talvez na história moderna, com os resultados da Revolução Industrial e a criação de fábricas ou indústrias que precisavam de mão de obra diferentemente do que acontecia com as grandes oficinas ou inclusive com o trabalho rural. Então, o posto de trabalho é um conceito abstrato que significa que a atividade pela qual uma pessoa é contratada, recebe um salário devido ao seu esforço, à quantidade de horas trabalhadas, à necessidade de conhecimentos, ao perigo que o trabalho pode oferecer, etc.

O posto de trabalho também se refere a um lugar ou espaço específico onde uma pessoa desenvolve sua atividade, por exemplo, num escritório, numa oficina, num bar, numa mina, etc. Neste posto de trabalho, na maioria das vezes, a pessoa deve compartilhar seu tempo com companheiros ou colega que desenvolvem a mesma tarefa e com os quais provavelmente se consolide algum tipo de relação de companheirismo ou solidariedade. De qualquer forma, há muitos postos de trabalho que devido a suas implicâncias, não permitem à pessoa estabelecer laços sociais, pois são trabalhos solitários ou de serviço temporário.

Na atualidade, a noção de posto de trabalho tem variado muito em comparação com outros tempos, devido à mudança nas necessidades de emprego que muitas empresas e fábricas têm, assim como com as novas oportunidades de emprego surgidas com a internet.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Posto de trabalho