Conceito de Possibilidade

PossibilidadeO campo da possibilidade se refere à área do provável, ou seja, daquilo que pode ou não acontecer. O possível é algo contingente que não está regido pelo determinismo de causa e efeito, mas que existe uma porcentagem estatística de que tal fato possa acontecer. A possibilidade mostra uma realidade da vida: existem muitas opções diferentes em relação à liberdade humana que mostra a qualidade de uma pessoa em poder escolher uma opção entre outras. Há situações que são seguras e não prováveis, por exemplo, a morte é uma lei natural irreparável para qualquer ser humano. Existem outras áreas que também são inevitáveis, por exemplo, o passar do tempo.

Tudo que é possível e desejado causa esperança. Em compensação, aquilo que é possível, mas que não se consegue em longo prazo pode causar impaciência e desânimo. Assim acontece no amor quando um namorado espera demais e percebe que não é possível conquistar sua amada. De fato, existem amores que são impossíveis porque não existe uma correspondência mútua.

A possibilidade mostra também a importância de observar as coisas com realismo começando por si mesmo. Por exemplo, no ambiente de trabalho, uma pessoa tem que ser consciente de suas possibilidades de acordo com sua experiência de trabalho, seu currículo, sua vocação profissional, suas qualidades e habilidades. Uma pessoa que não tem talento em determinada profissão dificilmente terá êxito, por exemplo, uma pessoa que não pinta bem nunca conseguirá triunfar como pintora. Conhecer as possibilidades pessoais significa ser realista.

Algo que é possível estabelece o que pode ou não acontecer. A área do possível também se refere a muitos medos do futuro que roubam a paz das pessoas. Porém, a maioria desses medos mostram possibilidades que nunca acontecem.

A possibilidade também tem a ver com a sorte e o azar. Em termos de desenvolvimento pessoal é importante que ao desejar algo, trabalhe de verdade por seus objetivos exercendo uma influência sobre a realidade através de um plano de ação para enfim realizar seus sonhos.

Já na área da ciência, o possível se mostra através de uma hipótese. Entretanto, as leis científicas não são baseadas em possibilidades, mas sim em dados gerais de causa e efeito.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Possibilidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/possibilidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Possibilidade