Conceito de Pós-modernidade

Pos-modernidadeA palavra pós-modernidade é o termo utilizado para referir à imensa gama de movimentos culturais, artísticos, filosóficos e literários que surgiram no século passado, mais precisamente entre as décadas de setenta e oitenta com o claro objetivo de contrastar ao predominante: o movimento moderno, e claro também para superá-lo. Embora as correntes que promoveram o movimento pós-moderno sejam diversas, a maioria delas compartem a ideia central que sustenta cada uma e que claramente o movimento moderno demonstrou ser um autêntico fracasso em suas intenções de renovar áreas como a arte, cultura, filosofia e social.

Então, a proposta, a novidade que nos traz este chamado movimento de pós-modernidade é a reestruturação desde a raiz de todas aquelas formas tradicionais que imperavam em todos aqueles focos mencionados. A pós-modernidade presta uma atenção excessiva às formas e de certa maneira é difícil defini-la porque não apresenta uma ideologia formal e nem um compromisso social.

Entre os principais princípios que resumem o que tem vindo a promover este movimento são: defesa do hibridismo, do que não pode encontrar uma definição completa, promoção da cultura popular a favor da descentralização, tanto em termos de autoridade científica como intelectual, e uma atitude de desconfiança em relação à meta narrativa, que de acordo com o pós-modernismo, a cultura propõe um sistema que organiza e explica os conhecimentos e experiências.

Dada sua complexidade ao mundo pós-moderno que se decompõe em duas grandes realidades, a histórico-social e a sócio-psicológica, cada um com suas respectivas características essenciais que nos permitem entender melhor como, o que e por que se pensa, no pós-modernismo.

Com relação à realidade sócio-histórica, a pós-modernidade pode ser simplificada em algo parecido com o período de desilusão porque os homens tendem a desistir de seus sonhos e da ideia de progresso. A economia de produção lhe dá lugar a uma economia de consumo, os grandes líderes cedem seus lugares a ídolos efêmeros, os meios de comunicação afirmam seu absoluto poder e se tornam em autênticos veículos transmissores da realidade e da vida de qualquer pessoa comum, ordinária e podem tornar-se num autêntico show.

E no rigorosamente social e cultural, há também mudanças importantes que inevitavelmente decorrem do exposto, tais como: o que importa é viver o hoje, a busca do imediato, o culto em torno do corpo, a perda de personalidade individual, a tecnologia supera a fé e a ciência, a perda da fé no poder público e desprezo pela aparente falta de justiça.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Pós-modernidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/pos-modernidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Pós-modernidade